ARQUIVO CM - AS BELAS E FANTÁSTICAS ALFETTA


No final dos anos 30, o ditador Benito Mussolini estava decepcionado com o desempenho de sua marca predileta, a Alfa Romeo, que naquela época pertencia ao governo da Itália e andava perdendo todas as disputas para a Mercedes-Benz e para a Auto Union (hoje Audi). Em 1938, A Alfa decidiu desenvolver um modelo com motor 1,5 litro, para correr em uma categoria em que os concorrentes alemães ainda não estivessem competindo. Era o projeto Alfetta 158, que entraria para a história como um dos carros mais vencedores de todos os tempos – e doze anos depois, seria o primeiro campeão da Formula 1.


Uma Alfa nas mãos da Ferrari?

A lenda italiana, Tazio Nuvolari, em ação com a Alfetta em 1938

Em um capricho do destino, a Alfetta foi o primeiro carro feito na Scuderia Ferrari. O primogênito de Enzo Ferrari era uma Alfa Romeo! O homem que anos mais tarde criaria uma das marcas mais famosas do mundo comandava a equipe batizada com seu nome que só corria com Alfa. Em 1938, a fabrica colocou Enzo na chefia do projeto do 158 ao lado do engenheiro Gioacchino Colombo que operou o milagre de fazer o motor 1,5 de oito cilindros da Alfetta gerar 225 cv.

O motor da fera. Projeto de Giacchino Colombo fez da Alfetta um dos 1,5 mais fortes da história!

As Alfettas se escondem na guerra

A Alfetta 158 começou a vencer corridas assim que foi posta a pista, em 1939. Mas a Segunda Guerra Mundial eclodiu e as sete Alfetta que estavam produzidas até então ficaram confinadas as garagens do Autódromo de Monza. Então os carros foram salvos pelo presidente do Automóvel Clube de Milão que rebocou os carros para uma antiga fabrica de queijo que estava abandonada, pouco antes dos alemães transformarem Monza em uma base militar. Foi o golpe de sorte que salvou as Alfetta.

Primeiro carro campeão da Formula 1

Quando a Formula 1 começou em 1950, as Alfetta estavam lá com melhorias que fizeram o motor 1,5 chegar a incríveis 320 cv de potencia! Elas podiam atingir a impressionante marca de 290 km/h e estavam prontas para competir contra quatro equipes – incluindo a equipe de Enzo Ferrari que deixou a Alfa em 1939 a fim de montar sua própria fabrica. Mas tudo não passou de um duelo de pilotos do mesmo time. AS 158 venceram todas as seis provas do ano, três vezes com o italiano Giuseppe “Nino” Farina – que se sagrou campeão – e três com o argentino Juan Manuel Fangio, o vice-campeão daquele ano.

Farina foi o primeiro campeão da Formula 1 com uma Alfetta 158

O carro do primeiro título de Fangio

A Alfetta 159 foi o carro do primeiro título de Fangio

Depois da vitória acachapante, a Alfa aposentou as 158, mas continuou a fabricar a versão de rua. Então para 1951, foi desenvolvida a 159. Sob o capô estava o motor 1,5 mas dessa vez, com estrondosos 425 cv sendo o mais potente 1,5 produzido na história até hoje. Nas mãos de Fangio acreditem, as 159 chegaram a incríveis 320 km/h. Mas mesmo com um carro tão poderoso a Alfa não foi a mesma equipe dominante do ano anterior. Foram 4 vitórias em 7 corridas naquele ano, sendo 3 com Fangio – primeiro tírulo do argentino – e uma com Farina o que garantiu o bi da Alfa (ainda não havia campeonato de construtores, que se iniciou em 1958).

A Alfetta ficará para sempre marcada na história da Formula 1

Havia então terminado uma hegemonia das Alfetta que perdurava 5 anos, perdida justamente no GP da Inglaterra daquele ano. Enzo Ferrari, “constrangido” fora perguntado sobre a declaração e disse que o sentimento que tinha era como se houvesse matado sua mãe. De certa forma tinha mesmo pois, a Alfa decidiu se retirar das corridas da Formula 1, algo que só terminou em 1979 quando retornou a categoria como equipe própria.


Renato Moraes

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Renato Moraes

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