AUTOS - PININFARINA B95: POUCO PARA POUCOS


O estúdio de design italiano Automobili Pininfarina apresentou neste final de semana no Monterey Car Week na Califórnia, EUA, o novíssimo e impressionante B95, um hipercarro elétrico conversível no melhor estilo “cabelos ao vento”.


A nova maquina elétrica deste icônico fabricante italiano, que cedeu os seus traços há uma enorme multidão de modelos e marcas e agora produz suas próprias criações, inova ao trazer um carro com 1.400 kW de potência (ou 1.900cv cavalos equivalentes), em um modelo sem para-brisas, inspirando em antigos aviões de guerra, mas disponível há apenas um pequeno grupo de endinheirados: o B95 terá produção de apenas 10 unidades ao custo unitário de 4,8 milhões de dólares, cuja fabricação se dará em 2025.

O modelo que tem números superlativos de potência, é dotado de quatro motores elétricos independentes (um para cada roda), que segundo o fabricante lhe possibilita ir da imobilidade aos 100 Km/h em menos de dois segundos, atingindo velocidade máxima de 300 Km/h – a Pininfarina não informou se tal velocidade é limitada ou se efetivamente é a velocidade máxima do modelos.

A fabricante abusa do uso de fibra de carbono, que está presente em praticamente 100% de sua carroceria e no monocoque, bem como na criação de um invólucro em “T” para abrigar as baterias, que possuem sistema de refrigeração líquido e que segundo a Pininfarina, o sistema de carregamento rápido de até 270 kW, permite que em 25 minutos seja possível dar uma recarga entre 20 e 80% da capacidade.

O motorista (ou piloto) poderá optar em cinco modos de condução desta belíssima máquina, que conta com rodas 21” na traseira e 20” na dianteira, onde a exclusividade ficará por conta da personalização (das cores) de cada um dos dez exemplares produzidos, que segundo o departamento de design da Pininfarina, não haverá dois modelos iguais.

O painel de instrumentos, também fabricado em fibra de carbono lembra um cockpit de um caça e a elegância e refinamento fica por conta do acabamento do habitáculo em couro Tan Sustainable Luxury .

Ah, e antes que eu esqueça, o nome B95 faz uma alusão aos 95 anos da empresa que serão completados em 2025, onde “B” vem de “Barchetta”, que em italiano é o nome dado à pequenas embarcações.

Conteúdo Motorsport: automobilismo com conteúdo!


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
pinifarina
b95
barchetta
superesportivo
hipercarro
eletrico
eletricidade
hypercar
eletric
italian