Trata-se do GR H2 Racing Concept, um protótipo desenvolvido pela Gazoo Racing, braço esportivo da montadora nipônica e que tem no hidrogênio o seu combustível, algo que há muito vem sendo estudado pela fabricante e que promete revolucionar as provas de longa duração.
É bem verdade que o mundo motorizado cada vez mais tem seguido o rumo da eletrificação, porém, como participar de uma prova como as 24 Horas de Le Mans com um carro elétrico? Apesar da tecnologia ter avançado muito, o tempo de carregamento das baterias ainda é um grande entrave, o que torna proibitivo este tipo de combustível propulsor, sobretudo, em provas de longa duração.
A Toyota já vem utilizando com sucesso desde 2021 um Corolla movido a hidrogênio no Super Taikyu Series, campeonato japonês de veículos GTs que rivaliza com o Super GT, mais famoso campeonato deste tipo da terra do sol nascente. Seus resultados em sua terra natal a motivou dar o passo seguinte, que pode ser um grande diferencial para o mundo das corridas.
“Meus parabéns ao ACO e a todos os envolvidos pelo 100º aniversário de Le Mans. Le Mans é um lugar onde não apenas competimos em uma das corridas mais famosas do mundo, mas também onde podemos ultrapassar os limites da tecnologia - um lugar onde podemos realizar o futuro. Somos gratos ao ACO e a Le Mans por fornecer esta oportunidade única de compartilhar nossos esforços com o mundo. Meu objetivo é alcançar a neutralidade de carbono no automobilismo sem sacrificar nada em termos de desempenho ou emoção”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota na ocasião da apresentação do novo protótipo.
Apesar deste lançamento, que pode se tornar num futuro próximo umas das classes do WEC, o mundial de endurance, este tipo de propulsão vai de encontro frontal com a cultura da Toyota, que ao longo dos anos vinha se esquivando de eletrificar sua frota, preferindo seguir o caminho dos veículos híbridos, porém de um tempo pra cá a marca não teve como não se render aos veículos elétricos e deve seguir este caminho daqui em diante.
Seja como for, a montadora dá um passo gigantesco à frente da concorrência e, onde não devemos esquecer que nas 24 Horas de Le Mans do ano passado ela fez um 1-2 no pódio francês, é a atual campeã do WEC e, partindo na frente com esta nova tecnologia, pode sedimentar ainda mais o seu caminho de sucesso nas provas de longa duração.
“Este 9 de junho de 2023 será um marco na história das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato Mundial de Endurance da FIA: um fabricante e cujo fabricante, o número 1 do mundo, acaba de apresentar seu projeto Hydrogen Endurance. Há 100 anos a ACO criou as 24 Horas de Le Mans, um verdadeiro laboratório tecnológico carros em pleno desenvolvimento. Hoje a mobilidade está passando por uma revolução, a da transição energética e as 24 horas de Le Mans participam na busca por tecnologias sustentáveis. Desde 2018 o ACO com os programas MissionH24 e o GreenGT, promove o hidrogênio, um tipo de energia seguro e eficiente. Este dia é um novo passo crucial para a criação da categoria Hidrogênio das 24 Horas de Le Mans. Mais uma vez o endurance demonstra seu compromisso com a mobilidade sustentável, em linha com os players automotivos mundiais. Gostaria de saudar este desafio da Toyota, a visão destes homens e mulheres. Toyoda San, ao apresentar hoje oficialmente este projeto Hydrogen, você deixou sua marca na história das 24 Horas de Le Mans”, disse Pierre Fillon, presidente do ACO, Automobile Club de l´Ouest, organizado das 24 Horas de Le Mans.
A fabricante não divulgou nenhum dado técnico do modelo ou de desempenho, informando apenas utilizar um unidade motriz movida a hidrogênio, conjugada a um sistema híbrido, mas a tirar pelo que temos visto o GR010 Hybrid fazer nas pistas, não podemos duvidar que trata-se de um carro com um forte pedigree e que muito promete para o mundo das corridas.
“O som, o torque, a dinâmica, está tudo lá. Não estamos apenas reimaginando o carro de corrida, mas fazendo isso com emissões zero. Um brinde aos próximos 100 anos de bandeiras quadriculadas!”, concluiu Toyoda.
E o melhor de tudo: o carro não polui e sendo assim, o meio ambiente agradece!
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Foto: Divulgação (Toyota Gazoo Racing)
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