ENDURANCE - A CHAPA QUENTE DA G-DRIVE


Depois das imposições do mundo esportivo a pilotos e equipes russa e bielorrussa, Roman Rusinov piloto e líder da equipe G-Drive soltou o verbo.


Ele e equipe competem no WEC e no ELMS e a FIA impôs como condição para competir em eventos internacionais, não correr sob a bandeira da Rússia ou Bielorrusia, devendo o piloto assinar um acordo (código de conduta) no qual abdica de representar as cores do seu país. 

“Recusei-me a aceitar as condições discriminatórias da FIA”, escreveu Rusinov em seu perfil do Instagram. 

Roman Rusinov. Reprodução

Embora a norma tenha sido decidida pelo Conselho Esportivo Mundial da FIA, o ELMS é organizado pelo ACO, Automobile Club de l’Ouest, que não se manifestou ainda sob o fato. 

“O objetivo de cada atleta é ouvir o hino do seu país no pódio. Em 10 anos de experiência internacional nossa equipe já o fez inúmeras vezes. Levantamos a bandeira russa, ouvimos e cantamos o hino nacional russo. Para o bem dos meus fãs, para o bem dos meus companheiros de equipe e da minha honra desportiva, não vou assinar este documento. É melhor não pilotar”, continuou o piloto. 

Reprodução

A G-Drive é uma equipe de origem russa, bem como seus patrocinadores, o que pode gerar mais implicações ao time nas competições internacionais, porém para Rusinov a equipe tem apenas a origem na Rússia, mas é um organismo internacional: “[A G-Drive] sempre foi internacional: pilotos, mecânicos e engenheiros vêm de todas as partes do mundo e se pedíssemos a todos que abdicassem da sua bandeira, experiência e nomes, nunca haveria uma fraternidade desportiva e vitórias tão reais. É uma pena que estas pessoas fiquem sem competir”, concluiu o piloto. 

Além da G-Drive há também a Algarve Pro Racing, que é o braço português da equipe russa no mundial de endurance e também na competição europeia - resta saber qual será a decisão das duas equipes, mas ao modo como Rusinov se expressou em sua rede social, dificilmente veremos os dois times nas pistas até que as sanções se encerrem. 


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
wec
elms
endurance
fia
gdrive
romanrusinov