Em um final de semana marcado por emoção e estratégia, Rubens Barrichello e Werner Neugebauer conquistaram o título da Porsche Endurance Challenge 2024. A dupla garantiu o título do campeonato de resistência após uma corrida com mais de quatro horas de duração no autódromo de Interlagos. Foram 117 voltas com tudo o que uma final de campeonato poderia proporcionar: largada, recuperação, liderança, superação e uma suspeita de pneu furado a poucas voltas do fim. A dupla do Porsche 911 GT3 992 #8 da Mahrte Racing Team largou da oitava colocação, venceu o primeiro segmento da prova e finalizou na 13ª colocação.
A parte inicial da prova foi marcada pelas intervenções de Safety Car. Werner Neugebauer foi o responsável por começar a corrida e saltar da oitava para a sexta colocação até o carro de segurança ser acionado pela primeira vez na terceira volta.
Depois de três voltas de intervenção o SC liberou a pista, mas voltou logo em seguida. A prova voltou ao regime de bandeira verde somente no 14º giro e voltou a ser neutralizada na 16ª volta. No intervalo Werner subiu mais uma posição. Logo em seguida o primeiro stint terminou com o #8 entrando para box logo na abertura da janela. Rubens Barrichello assumiu para fazer o seu stint ainda com Safety Car e ganhando duas posições na parada obrigatória.
Para o terceiro stint, Werner voltou ao carro e a corrida começou a tomar os ares dramáticos de uma boa final de campeonato. Logo na saída de box, o carro #8 cumpriu sua parada obrigatória com o tempo menor do que o determinado e carregou uma punição de 6 segundos para a próxima parada. Ao final do primeiro segmento, na volta 57, Neugebauer e Barrichello vencem e abrem oito pontos de vantagem no campeonato.
Durante o quarto Stint o carro #544 sofreu um furo no pneu traseiro direito e teve que recolher aos boxes para efetuar a troca. Com os principais concorrentes ao título, a equipe começou a fazer as contas no box e a dupla precisava apenas completar a prova se tudo continuasse como estava. Tudo correu bem até a abertura do último stint, quando Barrichello suspeitou de um furo de pneu a 17 voltas do final e voltou aos boxes. Após a parada o carro #8 voltou exatamente atrás do #544. Na parte final Rubens ainda ultrapassou Enzo Elias para terminar a prova na 13ª colocação.
Com o resultado Werner finaliza a temporada 2024 na Porsche com cinco vitórias (quatro nas corridas Sprint e uma na Endurance) e duas vitórias em primeiros segmentos das corridas longas. Ao todo, nas 15 corridas disputadas, foram 10 presenças no pódio e duas pole positions.
Neugebauer finaliza a sua oitava temporada na categoria com um total de 125 corridas disputadas (99 Sprint e 26 Endurance), 71 pódios, 20 vitórias e 12 pole positions.
Para a temporada 2024 o piloto tem patrocínios da Mahrte e Cofap.
O que disse Rubens Barrichello
“Na verdade, a gente pode entender ela (a parada na volta 100) mais por um lado espiritual. Eu entrei na última curva com a sensação e o barulho do pneu, mas estava muito traseiro. O Marçal (Müller) teve um problema na corrida justamente no Café e bem naquele setor o meu carro deu uma traseirada e eu pensei ‘furou’... estudamos a nossa corrida, fazendo as contas de pontuação no box a todo momento, então eu escolhi recolher para o box para não correr o risco. Eu digo que podemos entender como algo espiritual porque quando eu cheguei no box a situação zerou”.
“No final o carro estava muito bom e eu perguntei se eu precisava passar o #544 e a resposta era que só precisávamos seguir... fiz outra pergunta e teve um silêncio no rádio e eu tomei a decisão de ultrapassar. Podemos pensar que estávamos em terceiro ou brigando pela vitória, mas o campeonato é muito mais importante”.
“Interlagos é um prêmio para mim, é muito importante para mim. Eu morava do outro lado da rua e passei toda a minha infância aqui. Estou muito feliz de dividir isso com o Werner, que é muito dedicado e viu o quanto eu não me entrego. Depois da Argentina a gente foi atrás para saber o que aconteceu lá para saber o porquê a gente não foi tão competitivo. Que seria difícil a gente já sabia, mas também sabíamos que éramos competitivos e merecedores”.
O que disse Werner Neugebauer
“A gente ganhou em Portugal, em Termas a gente não teve o melhor carro e não sabíamos o que era. O Rubens foi atrás disso com todo o conhecimento técnico que ele tem e viemos para cá dispostos a lutar. Nossa classificação não foi boa, mas tínhamos quatro horas de corrida pela frente onde tudo podia acontecer... e tudo aconteceu. Fomos lutando até o final e deu certo. Hoje de manhã ele me falou que ‘o que é nosso, é nosso’ e foi isso”.
“Eu cresci vendo-o na Fórmula 1 e era um ídolo. Poder dividir o carro com ele é sensacional”.
“Era o título que faltava. Ganhar com o Rubens é muito especial. Não tem muito o que falar. Infelizmente não deu o campeonato de sprint, mas é bom terminar o ano assim. O que é nosso, é nosso”.
Fotos: Bruno Terena e Divulgação.
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