ENDURANCE - FERRARI EM ALTA, TOYOTA E PORSCHE EM BAIXA


Em 2024 a Toyota foi campeã de construtores e a Porsche de pilotos na classe Hypercar do FIA WEC, porém começaram a temporada 2025 muito aquém do que poderíamos esperar e, sobretudo, muito abaixo da Ferrari, que fez um épico 1-2-3 já na corrida de abertura com sua 499P.


É claro que se trata da primeira corrida do ano e ainda há muita água para se passar por baixo desta ponte, mas me estranha ver que nem Toyota e nem Porsche dominaram os dias de pré-temporada da categoria e nem tão pouco a corrida, o que pode ser o ligar de um sinal de alerta, já que a Ferrari vinha demonstrando que o carro estava bom, reafirmando que tinha um bom equipamento na qualificação, sacramentando a aposta na corrida.

Para a Toyota a coisa ainda não foi tão ruim assim, já que encerrou a prova com a quinta e sexta posições, respectivamente carros 8 e 7, mas para a Porsche a coisa foi pior, já que seus carros do time de fábrica encerraram em 10° e 11° e o carro privado em 15°.

Na contramão dos times japoneses e alemães citados acima, a BMW correu por fora e também mostrou um bom andamento na qualificação, levando o segundo e o quinto lugares no grid de largada, com ambos os carro partindo na frente dos Toyotas e Porsches e também de certa forma encerrando na frente, já que um carro finalizou a prova em quarto e o outro em sétimo, demonstrando que o time que corre sob comando de operações de pista da equipe belga WRT, soube muito bem fazer a lição de casa e dando um grande passo neste início de temporada.

Seja como for, a Porsche é um dos expoentes do endurance mundial, sendo o time mais vitorioso neste esporte e a Toyota é quem vinha ganhando tudo até o ano passado e sabem que não podem perder tempo e muito menos terreno, porém, precisam usar a abertura do campeonato como um forte alerta literalmente vermelho dado pela Ferrari, que em breve reeditará com a Ford da saga da década de 60 eternizada recentemente em filme.

E pra reafirmar o alerta rubro, além de tomar pra si o pódio dos 1812 Km do Qatar, a Ferrari ainda fez a melhor volta da corrida, o que mostra que o carro não é apenas confiável, mas também rápido. O mais rápido.

Por fim, a Ferrari é a detentora das duas ultimas vitórias em Le Mans e sendo assim, em seu retorno recente ao topo do endurance mundial, falta apenas a vitória no campeonato, algo que já está demonstrado que são capazes.

Alguém duvida?

Conteúdo Motorsport: automobilismo com conteúdo!

Foto: Divulgação


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
wec
fia
endurance
resistencia
ferrari
afcorse
499p
toyota
gazoo
gr010
porsche
919