O carro é derivado da versão Dark Horse do pony car que foi recentemente lançada e que é um modelo mais apimentado que o já ardido GT500, porém com uma imensa gama de modificações para deixá-lo vestido para as pistas.
"A Ford e Le Mans estão unidas pela história. E agora estamos voltando para a corrida mais tensa, mais gratificante e mais importante do mundo. Não é mais Ford contra Ferrari; é Ford contra todos! Voltar a Le Mans é o começo da construção de um novo negócio global de automobilismo com o Mustang”, disse Jim Farley, CEO da Ford Motor Company.
A NOVA MÁQUINA
Visualmente falando do novo GT3, a dianteira foi modificada com uma nova grade frontal e conjunto ótico, tal como a traseira, que entre outras modificações, ostenta um imenso aerofólio, além de para-lamas alargados na frente e atrás - todas estas mudanças fazem parte do pacote aerodinâmico que compõe o carro e são necessárias para um bom desempenho em pista.
O motor escolhido para o novo cavalo selvagem é um bloco V8 de 5.4 Litros naturalmente aspirado, baseado no bem conhecido Ford Coyote, que já equipa diversas outras versões do Mustang, porém com cilindrada de 5.0 Litros.
Para a empreita de construir o novo modelo oficial da marca para as pistas, a Ford lançou mão de duas parcerias de longas datas: a canadense Multimatic e a britânica M-Sport, onde a primeira trabalhou mais voltada para a concepção do chassis como um todo e a segunda, empenhou-se no desenvolvimento e montagem do motor V8.
“Para um projeto como o do Mustang GT3, recorremos a dois de nossos parceiros mais confiáveis no mundo do automobilismo para nos ajudar a conceber este veículo e programa”, disse Mark Rushbrook, diretor da Ford Performance Motorsports, braço esportivo da marca do oval azul.
O carro foi desenvolvido com a carroceria fabricada com painéis de fibra de carbono, suspensão criada exclusivamente para o modelo de corridas, bem como a caixa de velocidades que é montada na traseira do veículo, algo bem diferente do modelo de série do Mustang.
CORRIDAS DO NOVO GT3
A Ford anunciou que terá o seu programa de fábrica no IMSA, onde inscreverá dois Mustang na classe GTD Pro, com toda operação de corridas cuidada pela Multimatic Motorsport.
Além destes dois carros já garantidos nas corridas em 2024, a equipe alemã Proton Competition anunciou que colocará dois Mustang GT3 no WEC, sendo esta a primeira equipe cliente a aderir ao novo modelo da Ford – a equipe corre atualmente com o Porsche 911 RSR-19, que com a entrada da nova classe LMGT3 no ano que vem, não serão mais elegível ao campeonato.
Ao que tudo indica a Ford só terá um programa de fábrica no IMSA, cujo pontapé inicial do novo modelo se dará nas 24 Horas de Daytona do ano que vem, prova de abertura do campeonato.
Indo além do lançamento do novo carro de corridas, a Ford também apresentou a nova identidade visual da Ford Performance Motorsport, estampando a carenagem do novo foguete.
Sendo assim, o legado das corridas de longa duração iniciado na década 60 com o GT40 e mais tarde revivido com o Ford GT, tem sua continuação apresentada, colocando no novo Mustang GT3 a responsabilidade de manter vitoriosa esta história de longas datas.
Foto: Divulgação (Ford)
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