O anuncio da lista de inscritos ocorreu hoje e se o salto total não foi tão grande, apenas um carro a mais, umas das classes se sobressaiu em grande estilo.
Muito em parte pelo fato do WEC, o campeonato mundial de endurance, ter extinguido a classe LMP2, exatamente esta recebeu um salto no número de times inscritos o que mostra que os protótipos franceses Oreca empurrados pelos motores britânicos Gibson ainda tem muita gasolina pra queimar nas pistas.
Esta classe foi dividida em duas, onde a principal conta com 14 carros no grid, o dobro do volume de inscritos neste ano e a secundária, denominada LMP2 PRO/AM, contará com oito protótipos, perfazendo-se 22 modelos alinhados nas corridas, número bem superior ao visto em 2023.
A campeã desta classe neste ano, a Algarve Pro Racing, manterá seu piloto campeão Alex Lynn e ambos partem na defesa do título.
A segunda classe em destaque é a LMP3, onde diferente da citada acima que há apenas um chassis e motor na competição, nesta os oito Ligier JS P320 com motores Nissan recebem a companhia de dois Duqueine M30, equipados com a mesma motorização nipônica.
Nesta classe a campeã foi a Cool Racing, que promoveu seu piloto campeão, o mexicano Alejandro Garcia, para sua equipe na classe LMP2.
Fecha o pacote de carros inscritos a nova classe LMGT3 que alinhará 11 esportivos no grid, onde destes seis são Ferrari 296 GT3, dois Aston Martin Vantage AMR GT3; dois Porsche 911 LMGT3 R e um Lamborghini Hucaran GT3 Evo2.
Nos GTs a campeã deste ano foi a Proton Competition, porém os carros eram da extinta classe LMGTE, o que teoricamente com os novos carros baseados nos veículos classe FIA GT3, a conta zera sem que se possa apontar um favorito, especialmente pela chegada da nova Ferrari 296 e a entrada da Lamborghini na competição, que mesmo com apenas um carro no grid, o Hucaran é um modelo muito forte e vitorioso nas demais categorias que compete.
Além dos 43 carros inscritos, há uma lista de espera com três times, onde dois são para a LMP3 (Graff Racing e Nielsen Racing), ambos Ligier e um Oreca da Dragonspeed para a classe LMP2 PRO/AM.
GRID DE ESTRELAS
Os destaques da próxima temporada da competição ficam por conta de pilotos de renome mundial, que encaram o campeonato europeu de resistência com bastante afinco, caso do polonês Robert Kubica, que estará a bordo do protótipo #14 da TF Sport (LMP2); o português Filipe Albuquerque no protótipo #23 da United Autosports e também britânico Ben Hanley no protótipo #22 do mesmo time.
Em todas as classes ainda há muitos nomes a serem confirmados nas tripulações dos carros e dentre estes, do Brasil há apenas Daniel Schneider inscrito no carro #21 da United Autosports na classe LMP2 PRO/AM.
Ou seja, temos mais uma vez um campeonato forte e que tem sido o destino de muitos bons pilotos mundo a fora, onde diversos deles cumprem agenda dupla com o WEC ou o IMSA, o campeonato norte-americano de provas de longa duração.
Conteúdo Motorsport: automobilismo com conteúdo!
Fotos: Divulgação
Compartilhe esse post: