A tradicional fabricante italiana Isotta Faschini, empresa fundada no ano de 1900 em Milão, juntou-se ao time britânico Vector Sport e planeja inscrever um protótipo da classe LMDh já para a próxima temporada 2023 do WEC, o mundial de endurance.
A faceta não é das mais fáceis, mas ao que parece, a coisa está muito bem montada entre as partes: a também italiana Michelotto Engeneering produzirá o chassis; a alemã HWA será responsável pelo motor, um V8 de 3.0 Litros; a Williams Advanced Engineering fornecerá o sistema híbrido e a Isotta será a responsável por integrar as partes.
Para a Vector, equipe que entrou no WEC neste ano de 2022 com um Oreca 07-Gibson na classe LMP2, ficará a responsabilidade das operações de pista.

“Dos vários parceiros possíveis com que estivemos em contato, era importante para nós encontrar rapidamente uma convergência clara com os nossos objetivos. A experiência da Vector Sport nos LMP2 durante a temporada de 2022 foi um ponto importante para nós, onde já nos próximos dias apresentaremos a candidatura para a entrada [no campeonato de 2023] na FIA”, disse Claudio Berro, diretor da Isotta Faschini.
Os planos do time é alinhar um carro no grid em Spa-Francorchamps, terceira etapa da temporada 2023, onde já em fevereiro o novo time planeja estar com os testes do novo carro já concluído.

Ainda não foi apresentado o line up de pilotos da equipe, que em 2022 contou com Sébastien Bourdais, Ryan Cullen e Nico Müller aos comandos do LMP2, cujo melhor resultado foi um pódio nas 6 Horas de Monza, onde na direção do time estava Gary Holland, já anunciado como team principal da nova equipe.
Seja como for, é uma empreitada imensa e será muito satisfatório para a competição se mais este time de fábrica for concretizado.
O esporte só terá a agradecer.
Foto: Reprodução (Isotta Faschini)
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