Lançado em 2017 juntamente com as novas regulamentações da FIA para a classe P2 (que existe desde 2011), o Oreca 07 tornou-se referência na classe LMP2, onde aos poucos foi fulminando seus concorrentes Ligier, Dallara e Riley Tech/Multimatic, chegando ao ponto de a partir de 2021 todos os carros do grid do Mundial de Endurance, WEC, ser deste modelo – na temporada 2019/2020 ainda havia um Dallara P217 da Cetilar Racing, mas que ficou pelo caminho na temporada seguinte.
Divulgação
No ELMS, campeonato europeu de resistência, em 2020 havia um Ligier JSP217 e um Aurus-01, passando para dois Aurus em 2021 (e nenhum Ligier), chegando a 2022 com o grid composto apenas por Orecas – 17 ao todo!
Mas, não apenas de LMP2 vive o fenômeno Oreca 07, já que pelas mãos da equipe suíça Rebellion Racing, com um chassis destes modificado para a LMP1 e que hoje está nas mãos da Alpine correndo como Hypercar, esta fera também faz aumentar o número de produção do mito – a equipe do R13 chegou a alinhar dois carros no campeonato, repassando na sequência uma das peças para o time francês que atualmente lidera o campeonato na classe topo do mundial.
Divulgação
Além destes dois modelos que foram promovidos à classe superior do WEC, devemos lembrar também dos Acura ARX-05 que compete no IMSA na classe DPi, que são na verdade chassis Oreca 07 modificados para atender as especificações do campeonato norte-americano de endurance.
Ou seja, com todas as honras e festa, a Oreca deve comemorar e muito este feito, pois sabemos que um chassis deste tipo de carro (que em 2016 dizia-se que custaria no ano seguinte 200 mil dólares), bastante específico e caro, não é visto circulando por muito países, o que faz este número 100 ser muito expressivo.
Divulgação
Com um detalhe: a conta de 100 Oreca 07 vale apenas para os modelos efetivamente LMP2, pois se somados os modelos “convertidos” em DPi, LMP1 e Hypercar, a conta aumenta...
Compartilhe esse post: