A evolução de 2023 do GR010 - modelo utilizado pela primeira vez em 2021 e atualizada pela primeira vez para 2022 - enfrentará uma significativamente superior concorrência no WEC em 2023, levando em consideração as entradas das fábricas da Ferrari, Porsche e Cadillac, juntando-se aos esforços existentes da Peugeot e Glickenhaus.

O GR010 ampliou a sequência de vitórias da Toyota desde o sucesso enfim alcançado na era LMP1 até a era do Hypercar no WEC, conquistando neste período quatro títulos mundiais e em Le Mans cinco vitórias gerais. Continuar a sequência, no entanto, vai ficar muito mais difícil já que a classe Hypercar rejuvenesce este ano com um elenco estrelar já confirmado e ainda para 2024 onde receberá as entradas das fábricas da BMW, Alpine e Lamborghini.
O 2023 GR010 vê uma série de mudanças e ajustes no trem de força híbrido (apresentando um motor de combustão interna V6 turbo de 520kW (707PS) de 3,5 litros e um motor elétrico de 200kW (272PS) destinado a reduzir o peso e melhorar a confiabilidade. O peso do carro foi reduzido para o mínimo de 1.040 kg (2.293 lbs) agora permitido pelos regulamentos do Hypercar, depois que as versões anteriores ultrapassavam esse total como resultado de uma série de mudanças rápidas nas regras para acomodar o processo de convergência entre os regulamentos LMH e LMDh
.
“Fizemos evoluções em nosso carro para melhorar ainda mais a confiabilidade, dirigibilidade e facilidade de manutenção, parte de nosso plano normal de longo prazo para melhoria contínua, disse o diretor técnico Pascal Vasselon. “Implementamos uma grande evolução para 2022 com a mudança do tamanho das rodas, necessária para resolver alguns problemas que estávamos enfrentando, e trouxe os benefícios que esperávamos. As modificações que fizemos para 2023 são o próximo passo normal neste processo e vimos resultados encorajadores nos testes de pré-temporada”.
As mudanças mais visíveis dizem respeito à carroceria, com novos planos de mergulho nos cantos dianteiros e placas de extremidade traseira menores. Outras modificações na carroceria foram feitas para melhorar o resfriamento dos freios e permitir mudanças rápidas nas opções de resfriamento durante uma corrida, por meio de novas aberturas na frente e na traseira. O carro 2023 também apresenta um novo conjunto de faróis para melhorar a visibilidade à noite.

Outra mudança ocorre na lista de pilotos da equipe. Enquanto o elenco principal da temporada completa permanece inalterado com os vencedores de Le Mans de 2021 e campeões do WEC Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez em parceria pela sexta temporada consecutiva no carro nº 7, e Le Mans do ano passado e vencedores do título mundial Sebastien Buemi , Brendon Hartley e Ryo Hirakawa novamente competindo com o nº 8 GR010 HYBRID, a equipe dá as boas-vindas ao tricampeão de Le Mans, Kabuki Nakajima, como piloto de teste e reserva indicado para 2023.
Nakajima combinará esse papel com seu cargo de vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe, que assumiu após anunciar sua aposentadoria em 2021.
Fotos: divulgação Twitter/Toyota Gazoo
Compartilhe esse post: