ENDURANCE - WEC SE PREPARA PARA A RODADA FINAL NO BAHREIN


No final de semana que o Brasil recebe a Fórmula 1 em seu território, o WEC, Campeonato Mundial de Endeurance faz sua derradeira corrida da temporada, onde um brasileiro pode chegar ao topo mundo nesta corrida.


Neste próximo sábado às 8h da manhã no horário de Brasília, será dada a largada para as 8 Horas do Bahrein, onde o brasileiro André Negrão e seus companheiros de Alpine Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere partem rumo ao título da classe Hypecar, podendo trazer para nossas terras uma taça que não vemos desde 1987, quando Raul Boesel sagrou-se campeão do Mundial de Marcas na classe Esporte Protótipo.

A luta de Negrão e seus companheiros não será das mais fáceis, sobretudo porque estão empatados com os homens da Toyota; Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, sendo este literalmente o carro ser batido, pois trata-se de um modelo cujo desenvolvimento remonta ao período da LMP1, efetivamente um carro da classe LMDh, algo que o Alpine A480 não é.

Porém, mesmo o carro #36 não sendo um digno Hypercar, tal como o GR010 Hybrid #8 é, sabemos que capacidade e qualidade sobram na tripulação do carro da Alpine, que chega ao Bahrein empatado em 121 pontos e visto também como favorito, tendo batido inclusive o segundo carro da Toyota, o #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez, um trio mais do que competente, mas que acumula até então 95 pontos – é verdade que estão 38 pontos na luta pela vitória e o segundo carro da Toyota pode vencer e sair do país da região do Golfo Pérsico como campeão, mas para isto os dois ponteiros não podem terminar a corrida, algo possível, porém não imaginado.

 

Nesta luta ficam de fora os carros da Glickenhaus, que não participou da etapa anterior e estará fora também nesta, bem como o protótipo da Peugeot, que entrou no meio da temporada.

 

Na classe LMP2 a definição do título também virá nesta corrida, onde o carro #38 da JOTA (Roberto González, António Félix da Costa e William Stevens) lidera o campeonato com 114 pontos, 28 a mais que os pontos acumulados pela tripulação do carro #23 da United Autosports, dos pilotos Oliver Jarvis e Joshua Pierson, que nesta corrida recebe o reforço de Alexander Lynn.

O mesmo acontece na divisão ProAM desta mesma classe, onde o carro #83 da AF Corse (François Perrodo, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera), que estreou na LMP2 neste ano, luta pela conquista da taça de campeão, disputando o título com a tripulação do carro #45 da Algarve Pro Racing (Steven Thomas, James Allen e Rene Binder), que está seis pontos atrás dos “italianos”, que acumulam 139.

Nos GTs vemos uma regularidade muito grande, onde na classe pro temos uma reedição do final da temporada 2021, com a Ferrari 488 GTE de Alessandro Pier Guidi e James Calado liderando o campeonato com 120 pontos, 11 a mais que a time do Porsche 911 RSR pilotado por Michael Christensen e Kevin Estre.

Por fim a classe AM dos GTs, que terá um Aston Martin Vantagem AMR como campeão, já que a dupla da TF Sport Ben Keating e Marco Sorensen (que corre com o apoio de Henrique Chaves) do carro #33, lideram a competição com 123 pontos, 20 a mais que o trio Paul Dalla Lana, David Pittard e Nicki Thiim do carro #95 da Northwest AMR.

 

Ou seja, será um final de semana literalmente de disputa de títulos, já que em todas as classes a definição se dará no Bahrein.

 

Foto: Divulgação

 

  


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
#wec
#endurance
#fiawec
#hypercar
#lmp2
#lmgte
#bahrein
#8hbahrein