Além das imagens, que pouco revelam sobre o novo bólido alemão, a equipe anunciou seulineup inicial de pilotos, que trabalharão no desenvolvimento do novo carro, para apenas no final do próximo ano, anunciar seu time completo para a temporada 2023.

Reprodução
Inicialmente o brasileiro Felipe Nasr e o norte-americano Dane Cameron serão os primeiros e desfrutarem da nova máquina alemã, que segundo a fabricante, o foco da marca nas competições visão um futuro de vitórias no endurance e na Fórmula E, outra plataforma largamente explorada pela Porsche em sua história recente.

Reprodução
“O automobilismo sempre teve um papel especial na estratégia corporativa da Porsche ao longo de mais de 70 anos que temos usado as pistas de competição para laboratório de testes das nossas mais recentes tecnologias. Enfrentamos hoje grandes desafios – tanto esportivos, como organizacionais. Estamos determinados em desempenhar um papel ativo na moldagem do futuro do esporte, enquanto asseguramos que mantemos o nosso DNAesportivo ativo”, disse Oliver Blume, CEO da Porsche AG.
TIME DE PRIMEIRA
A começar pela apresentação da dupla Nasr e Cameron, já podemos esperar um carro literalmente pronto para lutar pela cabeça das 24 Horas de Daytona de 2023, primeiro encontro do novo protótipo, já que juntos somam quatro dos últimos seis títulos do IMSA na classe DPi – o americano de 33 anos venceu em 2016 e 2019 e o brasileiro de 29 anos nas temporadas de 2018 e 2021.

Reprodução
Mas, além do lineup inicial de pilotos, há outra adição de peso que deve ser levada em consideração: a Penske.
O novo programa de protótipos de endurance da Porsche terá a toda poderosa Penske por traz da operação, numa movimentação que permitirá ao time Porsche Penske Motorsport lutar pelo título do campeonato local, o IMSA, mas também pelo mundial do WEC.
“Estamos trabalhando com o nosso parceiro Penske no desenvolvimento do novo protótipo LMDh e colaboramos sempre de perto com o fabricante de chassis Multimatic. Em Janeiro, iniciaremos testes intensivos para assegurar que estamos preparados de forma ótima para a nossa estreia na competição de 2023”, disse Thomas Laudenbach, diretor da divisão elétrica de automobilismo da marca alemã.
FOCO TAMBÉM NOS GTs
Mas não apenas de Fórmula E eLMDh vive a Porsche, pois a montadora virá novamente com força total nos GTs, onde dois 911 RSR GT estão inscritos para a próxima temporada do WEC, sendo um conduzido pelo italiano Gianmaria Bruni e pelo austríaco Richard Lietz (#91) e o outro carro, #92, com a pilotagem dividida entre o francês Kévin Estre e o dinamarquês Michael Christensen, com a administração do time ficando a cargo do experiente Alexander Stehlig, Gerente Geral de Projeto e Chefe de Operações.
As duas duplas ainda receberão os reforços do francês Frédéric Makowiecki e do belga LaurensVanthoor, respectivamente nos carros #91 e #92, nas provas cuja duração for maior, como as rodadas de Sebring e Le Mans.

Reprodução
No último ano a divisão GT de corridas da Porsche vendeu dez unidades do atual 911 RSR-19, com estes habilitados a competir no WEC e ELMS nas classes LMGTE Pro e Am, sendo que apenas na PRO, na próxima edição das 24 Horas de Le Mans quatro carros já estão inscritos, sendo dois do time de fábrica e dois privados das equipes HubAuto Corsa e WeatherTech Racing.
A ideia da Porsche é que a atual versão do 911 de motor central traseiro continue em cena até o término da temporada 2023.
"Vendemos 10 carros para clientes na GTE [para 2021] e acho que o ACO ainda vai permitir que eles rodem até o final de 2023; essa é a minha sensação. É com isso que os clientes se comprometem e essa é a nossa meta, no mínimo até o final de 2023”, disse Pascal Zurlinden, chefe da divisão Motorsport da Porsche, ao site Motorspor.com.

Reprodução
Desta forma, o que vemos é que o envolvimento de mais 70 da montadora alemã com as competições não está nem perto de parar – pelo contrário, está anunciando uma nova era, que se tiver os traços de outrora, veremos um novo domínio das máquinas de Stuttgart nas competições mundo à fora.
Compartilhe esse post: