Austin a nova capital do esporte a motor


Quando falamos na nata do automobilismo mundial, logo se vem à cabeça à Fórmula 1. Porém em paralelo, temos outras grandes categorias, verdadeiras gigantes em seu nicho.


Como por exemplo: Indy, WEC, MotoGP e Nascar. Esses são apenas alguns exemplos a serem citados. E sabe o que todas têm em comum mesmo com todas suas diferenças. Além de serem algumas das principais categorias do automobilismo e motociclismo mundial, todas já passaram pelo Circuito das Américas (COTA) tornando este um dos poucos, se não o único circuito a receber as 5 maiores categorias do automobilismo/motociclismo mundial na era atual.

10 anos que entrarão para a história

Austin vem se tornando uma das datas mais empolgantes do ano da Formula 1! Reprodução Twitter

Quem diria que um autódromo relativamente novo, inaugurado a pouco mais de 10 anos se tornaria em pouco tempo a capital do esporte a motor. Realmente é algo impensável, mas que vem se tornando uma realidade para o autódromo de Austin localizado no estado do Texas, Estados Unidos.

Quando falamos em "capital" não estamos falando em ser o mais importante autódromo do mundo, longe disso! É óbvio que Austin não tem a tradição que tem Indianápolis para a Indy ou muito menos o glamour que Mônaco tem para a Fórmula 1. Mas seria tolice não abrir os olhos para tudo que o Circuito das Américas se tornou nos últimos 10 anos. Recebendo as principais competições a motor do mundo.

MotoGP tem em Austin uma de suas principais etapas. Reprodução Twitter

Inaugurado em 2012, o Circuito das Américas (COTA) foi a primeira pista nos Estados Unidos construída propositalmente para receber a Fórmula 1. Entretanto, não se limitou a receber apenas uma categoria. Austin já foi palco de disputa das principais “competiçoes” do automobilismo mundial. Além da categoria máxima do automobilismo, já passaram por lá, WEC, Indy, MotoGP, GT World Challenge, W Series e Nascar (com todas as suas séries). Da lista citada, apenas a WEC não fez parte do calendário de eventos na cidade Texana em 2021. As demais tiveram ao menos uma passagem por lá este ano.

Recorde absoluto

Mais de 400 mil pessoas estiveram em Austin no final de semana. Reprodução Twitter

No final de semana dos dias 22, 23 e 24 de outubro, Austin novamente entrou para a história! Durante a décima etapa do mundial de Fórmula 1 - que marcou o retorno da categoria aos Estado Unidos que estivera ausente na temporada de 2020 devido à pandemia de COVID-19 – o evento contou com um público de aproximadamente 400 mil pessoas durante os três dias de evento. Recorde absoluto desde a reabertura de portões nos eventos pós-pandemia.

Bobby Epstein CEO do Circuito das Américas, falou em uma entrevista para o jornal local Statesman, que o evento era equivalente a 4 Super Bowls "Quer dizer, isso é o equivalente a quatro Super Bowls, e fizemos tudo em um fim de semana" (sic).

Austin passou a fazer parte do calendário da Nascar em 2021. Reprodução Twitter

Comparando esses números de Austin a um outro grande evento automobilístico, a etapa de Austin chegou perto em relação a quantidade de público da mais tradicional prova do mundo, as 500 milhas de Indianápolis. Evento que tem cerca de 500 mil pessoas circulando no final de semana de corrida.

Austin pode não ser o principal autódromo do mundo, mas com certeza, caminha a passos largos para escrever seu nome na história do automobilismo mundial.


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
Austin
COTA
Formula 1
Nascar
MotoGP
USGP