AUTOMOBILISMO - OFENSIVA UCRANIANA NA FIA


A invasão russa a Ucrânia tem gerado uma verdadeira onda de ataques por todos os lados do mundo, ainda que o conflito armado fique restrito apenas ao país do leste europeu.


Sansões de diversos governos à Rússia tem tentado asfixiar o sistema financeiro do país e com isto, obriga-los a encerrar a batalha o quanto antes, porém, nos bastidores a diplomacia ucraniana tem tentado conseguir mais.

Uma das ações de bastidores diz respeito ao automobilismo, onde a Federação de Automobilismo da Ucrânia (FAU) solicitou a FIA, entidade que rege o esporte no mundo, o cancelamento das licenças de pilotagem dos pilotos oriundos da Rússia, o que afetaria em cheio Nikita Mazepin (e não apenas ele), piloto russo que corre na Fórmula 1.

Mazepin: sações a Rússia podem atrapalhar sua carreira no automobilismo. Reprodução

Além disso, Leonid Kostyuchenko, presidente da FAU, foi além e exigiu também que a Bielorrússia passasse por sansões, uma vez que o país que é aliado do Kremlin, foi um dos pontos de acesso russo ao território ucraniano.

Kostyuchenko pede que Rússia e Bielorrússia fiquem impedidos de sediar eventos esportivos organizados ou assistidos pela FIA, além de excluir todos os membros da FIA que tem origem nestes dois países.


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
russian
ukraine
russia
ucrania
russiangp
fia
nikitamazepin
haas