Como foi a corrida?

Largada para o GP de São Paulo. Reprodução
Verstappen largou melhor que Bottas e já fez a primeira do “S do Senna” na frente. Pouco atrás, Sainz levava toque de Lando Norris que tentou passar por fora. O inglês se deu mal e teve o pneu traseiro furado caindo para ultimo. Enquanto isso, Perez a frente também fez grande largada a passa o finlandês da Mercedes e conquista a segunda posição. No meio do pelotão Hamilton fez grande inicio de prova e no complemento da primeira volta já tinha conquistado quatro posições.
Hamilton vem em grande recuperação e passa a dupla da Ferrari nas voltas 4 e 5. Na volta 6 Bottas praticamente parou seu carro na entrada do “S do Senna” para que Hamilton pudesse passar e ficar na terceira posição.
Enquanto isso Tsunoda que afirmou não gostar de Interlagos, estava em disputa com Lance Stroll e acabaram batendo no “S do Senna”. Isso acabou causando 3 voltas depois a intervenção do safety-car para limpeza de pista.

Max vinha abrindo vantagem no inicio da prova. Reprodução
Na volta 10 ocorre a relargada com Max tentando segurar o maximo possível o pelotão. Ele consegue abrir uma boa diferença para Perez que vem em segundo que trazia Hamilton no encalço. Na volta 13, nova bandeira amarela agora com a intervenção do safety-car virtual por conta de um incidente envolvendo Mick Schumacher que perdeu a asa dianteira em disputa com Giovinazzi.
A bandeira verde foi acionada na volta 15 e Hamilton vinha com grande vontade para cima de Perez. Na volta 18 Hamilton vinha com o DRS aberto e fez a ultrapassagem sobre Perez no “S do Senna”, mas acabou “espalhando” um pouco curva. Perez fez melhor tangência e em grande manobra recuperou a posição na Curva Chico Landi. Mas Hamilton vinha com um desempenho superior e acabou conquistando a segunda posição na volta seguinte.
A corrida então se manteve em uma disputa insana entre Verstappen e Hamilton que eram mais de um segundo mais rápidos que qualquer outro piloto em pista. A qualidade dos principais pilotos da atualidade é notória e mesmo Bottas e Perez com os mesmos carros não tinham desempenho tão forte.
Na volta 27 Hamilton é chamado para o box enquanto Verstappen veio na 28. Lance Stroll vinha pela reta dos boxes em disputa contra Russell e parte de seu assoalho se desprendeu e por conta disso um novo safety-car virtual é acionado. Isso permitiu que Bottas fosse chamado para os boxes e conseguisse ganhar a posição de Perez que vinha em ritmo mais lento por conta da bandeira amarela.
A partir de então Verstappen e Hamilton começaram uma disputa praticamente contra o relógio com ambos andando praticamente juntos. Por conta do alto aquecimento de pneus que é causado pelo carro que vem a frente, Hamilton que por várias vezes vinha abaixo de 1 segundo – e isso permitia que ele pudesse abrir a asa móvel – não conseguia se aproximar o bastante para tentar uma ultrapassagem.
Em uma estratégia ousada, Verstappen parou novamente na volta 41 optando novamente pelos pneus duros. Na volta 42 a Mercedes chamou Bottas e optou pelos mesmos compostos enquanto a Red Bull fez a parada de Perez. Hamilton parou na volta 44 e seguindo a mesma estratégia dos ponteiros que optaram pelos pneus duros.
Hamilton e Verstappen fazem duelo de campeões!
Hamilton depois das paradas vem com melhor desempenho com esse segundo jogo de pneus e vai para cima de Verstappen com muita facilidade. Então na volta 49 Hamilton com o DRS aberto se aproximou muito de Max no “S do Senna”. O holandes precisou fazer uma trajetória de defesa o que permitiu Hamilton se aproximar muito na reta oposta. Hamilton passa Max, porém o holandês atrasou muito a freada na Curva Chico Landi. Ambos os pilotos foram para área de escape e uma investigação foi aberta. Porém após algumas voltas mesmo com certa tensão no ar, a FIA determinou que o lance foi normal e não aplicou punição para nenhum piloto.

Hamilton vinha muito melhor que Verstappen. Reprodução
Na volta 58 Hamilton aparentemente vem com aquele momento de baterias mais carregadas e coloca o carro lado a lado com Verstappen na reta oposta, mas não consegue a ultrapassagem. Na volta seguinte, no entanto, o inglês fez uma melhor tangência no “S do Senna” o que permitiu uma aproximação muito grande de Hamilton. Max chegou a fazer alguns “zigue-zagues” na reta oposta – algo que foi punido posteriormente – mas não conseguiu manter a primeira posição. Para delírio da torcida presente em Interlagos Hamilton assume a primeira posição e rapidamente abriu diferença.
A race winning move ?
— Formula 1 (@F1) November 14, 2021
A momentum-swinging move? ????@LewisHamilton passes @Max33Verstappen on his way to a win in Brazil that keeps his title hopes very much alive ????#BrazilGP ???????? #F1 pic.twitter.com/4CbdWlOGsS
Momento da ultrapassagem de Hamilton. Reprodução
A diferença de velocidade entre os carros nesta corrida era gritante, volta a volta Hamilton vinha abrindo diferença para Verstappen que já começava a ver a diferença para Bottas cair. A Red Bull chegou a trazer Perez para os boxes para colocar os pneus macios para ficar com a melhor volta da corrida o que tirou um ponto de Hamilton. Mas para alegria do publico presente Hamilton de forma emocionante venceu o GP de São Paulo, comemorando a vitória junto a torcida com a bandeira do Brasil nas mãos, algo que remete a comemoração de Senna nas suas vitórias em solo brasileiro.

Comemoração com a bandeira brasileira! Hamilton se sente em casa. Reprodução
Verstappen chegou na segunda posição com Bottas ficando na terceira posição completando assim o pódio. Perez que fez a melhor volta da prova chegou em quarto. No momento do pódio um presente para os brasileiros. O engenheiro Leonardo Donizete da Silva recebeu o troféu pela equipe Mercedes e trouxe ainda mais euforia para os apaixonados fãs da categoria que estavam ocupando toda a reta dos boxes para acompanhar a premiação.
No campeonato Max continua a frente com 332,5 enquanto Hamilton vem com 318,5. A proxima prova do campeonato será o GP do Catar no circuito de Losail que receberá a Formula 1 pela primeira vez.

Classificação final do GP de São Paulo. Reprodução
Compartilhe esse post: