FÓRMULA 1 - A EMOÇÃO DO GRANDE GP DO BAHREIN COM A FERRARI DE VOLTA AO TOPO


Com uma largada completamente limpa, a primeira partida da nova Fórmula 1 foi um show de conservadorismo dos pilotos, que não arriscaram como nos acostumamos a ver, mas nem por isso deixou de ser quente.


Diferente dos dois últimos anos onde nos habituamos com Max Verstappen da Red Bull Racing e Lewis Hamilton da Mercedes duelando pela freada da primeira curva, vimos a gigante Ferrari dar as cartas na ponta com Charles Leclerc largando da frente e se mantendo na ponta. 

Largada do GP do Bahrein. Reprodução Twitter/F1

Como aconteceu nos últimos anos, vimos Valtteri Bottas, agora na Alfa Romeo, fazendo uma péssima largada e na contramão do finlandês, um improvável Kevin Magnussen da Haas disputando posições com Hamilton logo no início. 

Salvo um incidente entre Mick Schumacher (Haas) que tirou espaço de Esteban Ocon (Alpine) e acabou sendo tocado, rodando e perdendo duas posições, nenhum outro toque ou acidente aconteceu na primeira volta. 

Magnussen teve grande prova neste domingo. Reprodução Twitter/Haas F1 Team

Apesar dos novos carros e a nova fase que a categoria inaugura, foi também um momento de nostalgia este grande prêmio, já que vimos os carros da Alpine "vestidos" de Racing Point, antigo nome da equipe que hoje veste-se de verde e se chama Aston Martin. 

Mas além dessa coincidência, o chefe de equipe dos carros rosa é o mesmo, já que Otmar Szafenauer que foi o líder da extinta equipe de origem na Índia, é o mesmo hoje na ex-Renault, atual Alpine. 

Ocon e Alonso com a Alpine-Racing Point. Qualquer semelhança é mera coincidência. Reprodução Twitter/F1

Lá pela volta 12 vimos o britânico Hamilton entrar nos boxes e sair com borrachas faixa branca e como também parte das novas regras, os cobertores que aquecem os pneus trabalham agora com temperaturas mais baixas (70° contra os anteriores 100°) e isto ficou evidente com a quase rodada do sete vezes campeão do mundo ao retornar à pista, dada a baixa temperatura dos pneus, o que lhe custou a posição, perdida para o estreante Guanyu Zhou da Alfa Romeo. 

Hamilton em ação. Experiência e sorte foram essenciais neste domingo. Reprodução Twitter/AMG Mercedes

Algumas voltas depois iniciou-se a romaria aos boxes dos demais pilotos, com Carlos Sainz da Ferrari trocando os pneus, seguido de Verstappen, que estava quase 3s5 atrás de Leclerc e por pouco não ganhou a posição de honra via undercut, gerando neste momento o ponto mais alto da corrida, já que a rivalidade dos tempos do kart entre o holandês e o monegasco se reacendia através de uma intensa troca de posições entre os pilotos durante duas voltas, com Leclerc prevalecendo à frente. 

A corrida seguiu sem incidentes, batidas ou qualquer tipo de trabalho, dando a impressão que estava se estabelecida a ordem final, sendo que ninguém (ninguém mesmo!) contava com um princípio de incêndio no AT03 de Pierri Gasly na volta 45, fazendo com que o safety car fosse acionado e daí em diante, uma nova ordem se estabelecería. 

Carro de Gasly pegou fogo. Tudo bem com o piloto. Reprodução Twitter/F1

O belissimo AMG GT Black Series vermelho andou por longas voltas à frente do pelotão e quando deixou a pista, Leclerc que estava na ponta disparou na frente, deixando a briga para os pilotos do segundo posto em diante. 

Sainz abriu temporada de caça a Verstappen e Hamilton que vinha em quinto, estava disposto a tomar o lugar de Perez. Foi quando restando duas voltas para o final o carro de Verstappen é ultrapassado pelo espanhol e imediatamente perde desempenho, passando a se arrastar pela pista até chegar aos boxes para ser recolhido. 

Verstappen é ultrapassado por Sainz e abandona logo em seguida. Reprodução Twitter/F1

Com a dobradinha da Ferrari segura na frente, restava o terceiro posto do pódio ser definido, onde Hamilton sabendo que precisava dele para se reacender neste início de temporada, foi pra cima do mexicano, que não resistindo a pressão rodou sozinho e ficou parado na pista, fazendo com que os dois carros da Red Bull Racing sequer marcasse pontos, cujo ponto extra da volta mais rápida era dele. 

Perez teve problemas e rodou. Final terrível para a Red Bull. Reprodução Twitter/F1

Dests forma, com um grande sabor de magia e superação, presenciamos a Ferrari fazer um belíssimo 1-2 logo na abertura da temporada e de forma milagrosa vimos a Mercedes ir ao pódio, algo que talvez até mesmo Hamilton dívidasse. 

Mais incrível ainda foi ver a Haas ser sacodida pelos reflexos da guerra recentemente, trazer de ultima hora Magnussen para o time e ele finalizar em quinto, com Mick Schumacher por pouco não indo aos pontos, ao finalizar em 11°. 

Bom começo de ano também para a Alfa Romeo que teve Bottas fazendo uma corrida de recuperação para terminar em sexto e o estreante Zhou marcando um ponto em sua prova inaugural. 

Em suma, depois de anos de monotonia e previsibilidade de resultados, temos novamente uma Fórmula 1 digna de grandes pegas, cuja abertura não poderia acontecer de forma melhor. 

Reprodução Twitter/F1


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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