Na ocasião da renovação do vínculo com a equipe, Max disse “Quero ficar com a Red Bull nos próximos 10 ou 15 anos. Quero ficar para sempre na minha vida”, mas, já em 2022, ano em que as novas regras da categoria entraram em vigor, o casamento entre o piloto e o time, algo que outrora parecia se tornar uma lua de mel que não acabaria, parece estar tomando um rumo onde o dia a dia está criando os contornos que a vida real de um casal normalmente tem: brigas e descontentamento.
Um carro não confiável pode mudar a relação entre RBR e Max. Reprodução
Clausula que facilita sua saída!
Vestappen neste ano em três corrida disputadas já abandonou duas e isto tem feito com que o piloto já não distribua sorrisos como vinha fazendo, o que pode lhe dar o direito de utilizar uma cláusula do seu contrato que o permite sair, conforme explicou Helmut Marko, consultor do time austríaco a publicação Formel1.de em janeiro passado: “Se passarmos por um crash semelhante ao de 2014, onde não tivemos qualquer chance contra a Mercedes no que diz respeito ao motor, haverá, obviamente, uma cláusula de saída”.
Max abandonou o GP da Australia por uma nova falha em seu RB18. Reprodução
Marko se refere à fase onde o time vinha de quatro campeonatos consecutivos de pilotos e construtores e passou a andar atrás, quando surgiu a era turbo-hibrida da Fórmula 1 e o time alemão ganhou tudo o que vinha pela frente, salvo o campeonato de pilotos de 2021.
O contrato do piloto lhe renderá algo em torno de 40 a 50 milhões de euros por temporada! Mas estaria disposto Verstappen a trocar a possibilidade de ganhar novos títulos por toda essa dinheirama? É Claro que dificilmente haverá na categoria um domínio absoluto como ocorreu com a Mercedes, que permitiu a Lewis Hamilton ganhar seis títulos em sete anos, mas seguramente o holandês da Red Bull tem condições de levantar outras taças de campeão em sua trajetória, onde creio que isto pese em sua decisão futura.
Em busca de mais troféus...
Por outro lado, temos exemplos como o de Fernando Alonso, que após ser bicampeão com a Renault, fez escolhas que não lhe permitiu aumentar sua galeria de troféus de campeão, mesmo sendo aclamado por muitos como o melhor piloto em atividade.
Seja como for, só estamos no inicio da temporada e nada leva a crer que a Red Bull Racing não resolverá os problemas de confiabilidade de sua unidade de potência, mas fato é: se não fizer, provavelmente o holandês sai.
O épico e polêmico embate pelo título de 2021, aguçou o desejo de Max por mais títulos. Reprodução
“O Max é uma peça importante na partida de xadrez e não é surpreendente que os [demais] fabricantes tenham isso em mente. Para a Red Bull era importante poder dizer que temos o melhor piloto na nossa equipe até 2028. Ter alguém como o Max tem um efeito positivo no resto da equipe e nos nossos parceiros”, concluiu Markko, certo que a equipe está com a responsabilidade de mantê-lo no time.
Compartilhe esse post: