E foi exatamente em uma destas relargadas, a penúltima, que os espanhóis Carlos Sainz da Ferrari e Fernando Alonso da Aston Martin se encontraram na primeira curva, com o piloto do carro verde levando a pior quando ocupava a terceira posição na corrida.
O incidente na avaliação dos comissários de prova teve Sainz com culpado, lhe atribuindo uma punição de acréscimo de cinco segundos ao seu tempo total de corrida, porém, como a ultima relargada foi realizada atrás do safety car para uma única volta, o espanhol do time vermelho acabou sendo relegado a ultima posição, o décimo segundo posto, lhe tirando o quanto lugar que ocupava na ocasião que cruzou a linha de chegada.
Para Alonso os comissários foram duros com seu compatriota, pois para ambos, sobretudo, em momento de largada, o risco está lá.
“Provavelmente a penalização foi dura demais, porque na primeira volta é sempre muito difícil julgar qual o nível de aderência e vejo que não tocamos intencionalmente no outro carro, porque sabemos que também arriscamos o nosso carro e a nossa posição final. Faz parte das corridas - não vi a repetição [do incidente], mas para mim me parece uma penalização muito dura”, disse Alonso logo após a corrida.
Logo após o incidente Alonso caiu para o final do grid e sendo assim, resta saber se lá ele estivesse ficado, sua opinião teria sido a mesma após a corrida, já que por decisão da direção de prova, as posições dos carros na penúltima relargada foram mantidas para a última, com Alonso sendo reestabelecido ao terceiro lugar, tal como Sainz ao quarto.
Foto: Fórmula 1
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