FORMULA 1 - ALONSO É PUNIDO E PERDE PONTOS DO GP DOS EUA


Fernando Alonso recebeu uma pesada penalidade de tempo após um protesto da Haas no estado de seu Alpine durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos. A Haas apresentou protestos contra a Alpine e a Red Bull por Alonso e Sergio Perez, respectivamente, pois ambos os carros sofreram danos em vários pontos da corrida que viram detritos cair na longa reta antes da curva 12. Os danos de Perez foram sofridos no contato da primeira volta com Valtteri Bottas e levou sua asa dianteira batendo por cinco voltas até que voou quando ele estava ultrapassando Lance Stroll.


Stroll foi novamente envolvido na colisão assustadora que danificou o carro de Alonso, com o Alpine sofrendo um retrovisor direito quebrado que acabou falhando mais de 20 voltas depois.

Enquanto os comissários rejeitaram o protesto contra a Red Bull devido ao fato de Perez não ter sido chamado aos boxes antes da peça cair - e que o carro não era inseguro depois - concordou com Haas que o carro de Alonso não deveria ter sido liberado de seu pit parar com os danos existentes, contrariando um regulamento desportivo que afirma que “os competidores devem garantir que seus carros cumpram as condições de elegibilidade e segurança ao longo de cada sessão de treinos, sessão de sprint e corrida”.

Depois de ouvir o protesto da Haas, os comissários decidiram – em conjunto com o delegado técnico da FIA, Jo Bauer – que o carro não era seguro e deram a Alonso uma penalidade de dez segundos para parar / ir, retrospectivamente convertida em uma penalidade de 30 segundos que o rebaixa a 15º lugar geral.

Alonso terminou em sétimo, e sua penalidade promove Sebastian Vettel a essa posição à frente de Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon.

Haas relatou o espelho danificado ao controle de corrida em duas ocasiões e foi informado de que estava sendo examinado, mas nenhuma ação foi tomada durante a corrida. Significativamente, ao anunciar a decisão, os comissários escreveram: “Os comissários estão profundamente preocupados que o Carro 14 não tenha recebido a bandeira preta e laranja, ou pelo menos uma chamada de rádio para retificar a situação, apesar das duas ligações para o Controle de Corrida pela Haas. Equipe.

“Apesar do que foi dito acima, o Artigo 3.2 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 é claro – um carro deve estar em condições seguras durante toda a corrida e, neste caso, o Carro 14 não estava. Esta é uma responsabilidade da Equipe Alpine.”


Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
formula1
f1
usgp
cota
austin
alpine
astonmartin
fernandoalonso
lancestroll