FÓRMULA 1 - AS SURPRESAS DA SAUBER PARA 2024


Como já noticiamos aqui recentemente, desde o final do GP de Abu Dhabi deste ano o nome da Alfa Romeo deixou a Fórmula 1 e a partir de então a marca Sauber voltará ao grid da categoria.


Segundo a equipe com sede em Hinwil, Suíça, desde o lançamento do novo nome do time e o seu futuro carro, tudo será diferente nas operações da organização, a começar pelo local de lançamento, que será a Inglaterra devido a parceria fechada com um dos seus novos patrocinadores que se achegam ao grupo.

Depois de seis anos de parceria com a Alfa Romeo, sendo cinco destes cedendo o nome da equipe à marca italiana, a Sauber se prepara para receber a Audi em 2026, sendo até lá um time "independente" da montadora alemã, que até onde se sabe, já possui uma porcentagem societária da equipe.

Segundo Valtteri Bottas, piloto da equipe, a filosofia da organização está sendo totalmente revista e sendo assim, podemos esperar grandes mudanças não apenas no visual e nome da equipe.

"Teremos um carro totalmente novo, com novas ideias, novas soluções e novas pessoas que se juntam a equipe", disse o piloto na cerimônia do Autosport Awards no último final de semana.

A Sauber como se sabe é um time pequeno e funcionou sempre de forma independente no mundo dos esportes motorizados, mas já colheu diversas glórias nas categorias que participou, como vitória nas 24 Horas de Le Mans (1984) e campeã no mundial de construtores do WEC (1989 quando o campeonato atendia por outro nome) – na Fórmula 1 sua melhor posição foi o quarto lugar no mundial de construtores em 2001, onde no mesmo ano seu piloto Nick Heidfeld foi o oitavo colocado no mundial de pilotos.

Falando da atualidade da equipe, as novidades do time já poderão ser desvendadas no próximo dia 10, data que a Fórmula 1 e a FIA divulgarão a lista dos times inscritos para a temporada 2024 da competição, momento que será conhecido o nome pelo qual a equipe será chamada a partir de então.

Questionado no mesmo evento, o diretor da equipe Alessandro Alunni Bravi, explicou que nos próximos dois anos a Audi não terá nenhuma ligação com o time e até mesmo o logotipo da marca não estampará os carros da equipe.

"Comercialmente falando, é importante ter um grande sucesso até 2026, para não diluir o envolvimento da Audi com a equipe. Por isso, vamos continuar como Sauber, com base na herança que o grupo tem”, disse Bravi.

O time passou por diversos momentos de falta de capital, onde em determinado momento de sua história recente (pouco antes do acordo com o Alfa Romeo), não se sabia se o time teria condições de concluir o campeonato, porém, ao que tudo indica, a empolgação da equipe vive um momento muito diferente no presente.

"No dia 10 de dezembro, assim que a FIA publicar a lista de inscritos [para a temporada 2024 da F1], é claro que anunciaremos o novo nome da equipe. Acho que isto será uma grande surpresa e mal podemos esperar para começar a trabalhar com nossos novos parceiros”, concluiu o dirigente italiano.

Ou seja, além da chegada da Audi ao time, que efetivamente deve ter ajudado financeiramente a organização suíça, o fato de estar ligada oficialmente a fabricante alemã pode ter possibilitado acordos comerciais de patrocínio que garantirão um bom fôlego ao time, até que efetivamente vire a chave em 2026 e entrará em uma nova fase em sua história.

Sendo assim, o camaleão do automobilismo chamado Sauber, que já teve fortes ligações com a Mercedes, BMW e Ferrari, vive um momento de transição em sua brilhante história, se preparando para novamente mudar de nome no que será a introdução da Audi na Fórmula 1.

E assim, a roda permanece girando e a história na para!

Conteúdo Motorsport: automobilismo com conteúdo!


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
sauber
formula1
f1
alfaromeo
audi
mercedes
bmw
ferrari
mudanca
change