Desde o GP do México o carro de Verstappen apresenta um problema no atuador do elemento superior da asa traseira, que tem gerado vibrações quando o DRS é acionado e foi resolvido na última corrida sendo trocado todo o elemento traseiro por uma asa maior, o que em contrapartida gera um arrasto maior.
"Esta era nossa asa preferida e era a direção da afinação que queríamos ter. Se estas outras asas forem necessárias tanto em Jeddah como em Abu Dhabi, obviamente que precisaremos ter soluções para as manter funcionando corretamente", disse Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull Racing sobre a asa utilizada nos treinos do Qatar e posteriormente trocada para a corrida.

Asa traseira do RB16B vira dor de cabeça para a equipe taurina. Reprodução
Os atuadores do sistema DRS é um elemento homologado anualmente e é uma peça conhecida largamente pelas equipes, o que nos faz pensar que o problema é muito maior, algo relacionado com a flexibilidade do elemento superior da asa e que após ser revisto para estar dentro das regras, gerou este problema.
Por outro lado, a guerra propagada entre a equipe e a rival Mercedes pode ainda gerar problemas para a Red Bull, pois se o time alemão perceber que há alguma irregularidade no elemento traseiro do RB16B, seguramente entrará com uma representação junto a FIA e isto pode ser um complicador para os austríacos.
A Mercedes vem de uma sequência de duas vitórias absolutas de Lewis Hamilton e isto pode colocar pressão extra na Red Bull Racing, tornando esta reta final do campeonato ainda mais surpreendente.
Nas duas últimas corridas o time alemão deu um fôlego extra para o W12 e se a Red Bull não resolver o problema da asa traseira e se ver obrigada a usar novamente uma asa maior no próximo final de semana de corrida, isso pode significar um alargamento da vantagem da Mercedes e assim, a balança pender para o lado de Hamilton no campeonato.
Sendo assim, o campeonato deste ano que já é visto como o melhor dos últimos tempos, será marcado pela competitividade da primeira a última corrida.
Foto: Fórmula 1
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