FÓRMULA 1 - ASTON MARTIN APRESENTA O AMR22


A equipe britânica apresentou hoje o AMR22, sua nova arma para a temporada 2022 da Fórmula 1, nesta que inaugura novas regras e que efetivamente traz para as pistas um carro puramente desenvolvido pelo time britânico.


Diferente do modelo do ano passado que era coberto pelo famoso british green, um tom de verde escuro que marcou época para a fabricante inglesa, neste ano a equipe optou por uma cor de tom mais claro, muito em vista para se distanciar sobretudo na transmissão da TV dos carros da Mercedes, quando foram muito confundidos no ano passado.

Com o AMR22 a equipe coloca em marcha o plano de em cinco anos atingir o topo da categoria e pelo visual arrojado e, sobretudo, com design muito particular – note as abertura para ventilação do motor na parte superior das entradas de ar laterais, bem como o imponente bico do carro, detalhes completamente diferentes do que foi visto até aqui, podemos dizer que a largada foi muito boa.

Reprodução

O evento na sede da empresa em Gaydon contou com a presença dos pilotos titulares do time, o veterano Sebastian Vettel e o filho do patrão, Lance Stroll, porém o protagonista do evento foi o presidente executivo da empresa, Lawrence Stroll, que tem se mostrado firme em sua obsessão de atingir o ponto mais alto deste esporte, citando em sua fala no momento da apresentação, referências do inicio da marca quando foi fundada em 1913 por Lionel Martin.

 “A subida de Aston Clinton [região onde fica a montanha de Aston Hill] está a cerca de uma hora de carro de Gaydon e foi lá que Lionel Martin fundou a Aston Martin no calor das competições. Este foi o início da escalada que nossa equipe de Fórmula 1 ainda hoje está realizando. Temos um plano de cinco anos para continuar a escalar e chegar ao topo. Para vencer na Fórmula 1 tudo tem que estar no lugar certo e muitas partes móveis têm que se unir. É preciso ter as pessoas certas nos lugares certos e é preciso ter os parceiros certos para ajudar a tornar isto possível. Na Aston Martin temos parceiros maravilhosos e altamente valorizados, incluindo o nosso parceiro principal, a Cognizant, onde tenho o prazer de receber agora a Aramco como nosso parceiro estratégico de longo prazo”, disse Stroll pai, oficializando inclusive a entrada da estatal saudita do ramo de petróleo no time.

Reprodução

O lema difundido dentro da equipe a partir de agora é “subimos juntos”, fazendo uma referencia direta aos primórdios da marca, que foi criada “ao redor” da competição Aston Hill Climb, época bastante vincada nas competições, permanecendo assim mesmo depois de quase quebrar no período da Segunda Guerra Mundial e ser comprada por David Brown após o término do conflito mundial.

O diretor técnico da equipe Andrew Green também esteve na apresentação e afirmou que este é um primeiro momento do carro, que ainda será muito desenvolvido ao longo da temporada, que segundo ele, “tem uma curva muito íngreme de aprendizado para a equipe”, mas que seguramente tem o norte correto para onde o time vai apontar o desenvolvimento ao longo do ano.

Reprodução

É interessante notar que a partir desta nova regulamentação que inaugura a Fórmula 1, com as grandes rodas de 18”, a distância do solo aumentou bastante, especialmente do bico do carro, bem notada em uma das fotografias que mostra lateralmente o AMR22.

Diferente do que fez a Haas, o AMR22 apresentado é o carro real da equipe para a temporada 2022 da Fórmula 1, onde amanhã fará o seu primeiro shakedown, utilizando o dia para filmagens na pista de Silverstone.

Reprodução

Com um status diferente de equipes como Williams e Haas (podemos incluir também neste roll a AlphaTauri), ao que tudo indica para a Aston Martin dinheiro não é problema e se isto for verdade, podemos imaginar que em cinco anos realmente é possível o time atingir o topo da categoria, bastando apenas olharmos um pouco para traz e ver o que a Red Bull Racing fez com a fraca e até mesmo pobre Jaguar Racing (que já havia sido Stewart) em 2005, dominando a categoria logo após isto entre os anos 2010 e 2013, exatamente com Vettel, que hoje é piloto da Aston Martin.

Em suma, se arrojo e ousadia no design forem os segredos para vencer na categoria, podemos dizer que a Aston Martin largou muito bem!


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
astonmartin
amr22
formula1
f1
cognizant
aramco