FÓRMULA 1 - CONCLUSÕES SOBRE A FERRARI NA PRÉ-TEMPORADA


Muito se falou de Max Verstappen e do seu RB20, um carro que segundo quem esteve no Bahrein tende a ser mais dominador do que o seu antecessor, que por apenas uma corrida na temporada passada, não venceu todas as 22 que foram disputadas.


E, exatamente o único piloto que impediu a Red Bull Racing de gabaritar o campeonato de 2023, foi quem extraiu o melhor tempo dos três dias de testes coletivos de Sakhir: Carlos Sainz, que em 2025 não estará mais na Ferrari, foi o responsável pela absurda volta com o tempo de 1m29s921 no segundo dia de testes.

 

É bem verdade que no derradeiro dia dos três dias de testes, praticamente todos os pilotos fizeram seus melhores tempos com o pneu mais macio da gama fornecida pela Pirelli e Verstappen se absteve de o usar, terminando a última sessão com o quarto melhor registro do dia, mas sabendo que poderia ter ido além se utilizasse borrachas mais macias, porém não o fez.

E, exatamente por não ter o feito é que paira a dúvida no ar: será que o holandês teria batido o tempo que o espanhol fez no dia anterior? Mesmo sem ter nada para provar, será mesmo que o RB20 superaria o tempo do SF24?

Por sua vez, Charles Leclerc encerrou o último dia de sessão coletiva no topo da tabela, porém, foi o único dia que ele encerrou alguma sessão na frente do seu companheiro de equipe - claro que não sabemos qual foi o programa que cada um deles cumpriu na pista, mas fato é que Sainz sai da pré-temporada colocando um 2x1 em Leclerc, com direito a volta mais rápida dos três dias de testes.

Não podemos questionar o talento de Leclerc, que se não tem a alcunha de gênio na Fórmula 1, é alguém que já acumula vitórias e pole positions na categoria máxima do automobilismo mundial, porém a favor de Sainz há o fato desta temporada ser a última dele no time vermelho e ele, que também é muito competente, sendo o único a vencer uma corrida no ano passado além da Red Bull, pode querer deixar a sua marca em Maranello e extrapolar seu talento a ponto de enfrentar de igual para igual Verstappen, que mais uma vez é o homem a ser batido.

Claro que não podemos deixar de considerar que a pré-temporada é o momento onde as equipes mostram tudo, mas escondem o máximo, o que se vale para a Red Bull que eles não chegaram ao limite do carro, vale também para a Ferrari, que via Carlos Sainz, superou o limite do tempo, sendo o único a andar abaixo da casa do segundo 30 e isto não é uma suposição, mas sim um fato.

Será que a Ferrari teria algo mais a mostrar? Uma volta na casa de 1m29 alto é o limite do carro?

No próximo final de semana os carros retornam ao traçado de Sakhir e desta vez valendo pontos, sendo este o momento de avaliar quem escondeu mais e quem ainda tem algo a ser mostrado - bom será ver se a Red Bull Racing não escondeu nada e os seus adversários sim, algo que tornaria a temporada mais interessante e menos previsível.

 

E o esporte agradeceria muito...

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Foto: Divulgação (Fórmula 1)

 


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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