FORMULA 1 - DE SAÍDA DA FERRARI, SAINZ VENCE NA AUSTRÁLIA


Em um final de semana onde tudo levava a crer que a Ferrari poderia superar a Red Bull Racing na corrida, o espanhol Carlos Sainz venceu o GP da Austrália, porém sem saber o real potencial do carro na prova.


O holandês Max Verstappen largou da ponta e como sempre faz, não deu a menor chance aos adversários, porém não conseguindo se distanciar de Sainz, que largou de segundo e se manteve na posição - os cinco primeiros lugares do grid não foram alterados ao longo das primeiras voltas.

Tão logo o DRS foi liberado, as aproximações começaram a acontecer e na terceira volta Sainz deu o bote por fora em Verstappen que não resistiu e cedeu a primeira posição, porém algo estranho a aparecia na imagem da TV: em alguns pontos da pista era possível ver fumaça saindo da traseira do RB20 #1, dando a impressão de ser motor.

No giro seguinte a fumaça aumentou e o holandês foi aos boxes com o freio traseiro direito em chamas, obrigando-o a abandonar a corrida do circuito de Albert Park.

Deste ponto em diante Sainz andando de cara para o vento, mostrou que a cirurgia para retirada da apêndice foi mais do que superada, onde o espanhol passou a colocar melhor volta sobre melhor volta e cada vez mais foi se distanciando do segundo colocado.

Poucos giros depois foi a vez de Lewis Hamilton da Mercedes viver um drama na corrida: sua caixa de velocidades travou na sétima marcha, obrigando o britânico a abandonar a corrida, causando de imediato uma bandeira amarela local e na sequência o ssfety car virtual.

FERRARI x FERRARI

A medida que a corrida foi seguindo, logo vieram os pit stops e neste momento Charles Leclerc ascendeu para a segunda posição e por estar melhor posicionado no campeonato, surgiu o temor de haver uma ordem para troca de posições, já que o monegasco se aproximava da ponta, mas isto não aconteceu e Sainz logo começou a abrir vantagem, afastando de vez a possibilidade da inversão forçada de posições.

Mas, se por um lado Sainz desfrutava de total controle do carro e cada vez mais indo embora na frente, Leclerc não parecia tão confortável no carro, não conseguindo se distanciar tanto dos seus adversários, ainda que mantendo o controle de sua posição.

PEREZ COM CORRIDA APAGADA

Mesmo dispondo do melhor carro do grid, ainda que não conseguindo mostrar na Austrália a superioridade apresentada nas duas primeiras corridas, o RB20 de Sérgio Perez não foi capaz de mostrar o seu poder de fogo, mais uma vez mostrando que Verstappen é quem faz a diferença.

É bem verdade que Perez foi punido com a perda de três posições no grid de largada, mas isto não tirou o poder do carro, pelo contrário, apenas reafirmou a imensa lacuna que separa os dois companheiros de equipe.

Encerrou a corrida na quinta posição, o que seguramente o fará ter mais uma conversa pouco amistosa com os dirigentes do time.

ACIDENTE NA ULTIMA VOLTA

No período das 10 voltas finais da corrida vimos uma imensa batalha entre George Russell da Mercedes e Fernando Alonso da Aston Martin, com o espanhol à frente na sexta posição.

Volta após volta o britânico ameaçava e mostrava potencial no carro para passar, porém o espanhol é osso duro de roer e não cedeu a posição, quando no último giro da corrida, Russell tentou forçar mas perdeu o controle do carro, batendo no muro após passar pela brita, fazendo a corrida encerrar sob safety car virtual.

MCLAREN MOSTRA SUA FORÇA

Ao longo de toda a corrida os carros laranjas da McLaren mostraram força e regularidade na prova, dando uma clara visão que o pódio era algo alcançável, já que tanto Lando Norris, como Oscar Piastri apresentavam grande consistência na pista.

Os dois carros orbitaram durante toda a corrida no top cinco e em um dado momento, aparentando ser uma ordem de equipe, Norris tomou a frente de Piastri, que efetivamente tinha rendimento menor, seguindo rumo ao terceiro posto no final da corrida.

O dono casa Piastri encerrou em quarto, ajudando ao time angariar bons pontos no mundial de construtores.

O GRAN FINALE

Ao final, mesmo sob controle de velocidade pelo safety car virtual, foram os dois carros vermelhos de Maranello que cruzaram a linha de chegada na frente, Sainz e Leclerc respectivamente, com Norris vindo logo atrás.

No final de semana que levou mais de 452 mil expectadores ao Albert Park, o mundo viu a 85a dobradinha da Ferrari.

É claro que não podemos desfazer todo o trabalho sensacional que a Red Bull Racing vem fazendo ao longo dos anos, culminando no tricampeonato de Verstappen, porém é inegavel que um mundo sem os bulls é muito menos chato, pois bastou o holandês não estar na corrida, para que o GP fosse emocionante.

Em suma, a dúvida se a Red Bull venceria todas as corridas do ano acabou e mais uma vez, tal como fez no ano passado, Sainz foi o algoz do time austríaco.

De saída da Ferrari ao final do ano, ao que parece a marca que o espanhol deixará no time será bem difícil de ser apagada, pois ele foi o único piloto até em então a bater de frente com a Red Bull e sair vitorioso.

Vida que segue, mas não se enganem: na próxima corrida os touros virão mais forte.

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Foto: Divulgação (Fórmula 1)


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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