FÓRMULA 1 - DOMINIO MONEGASCO NA TERRA DOS CANGURUS


Com a presença de mais de 400 mil fãs nas arquibancadas durante os três dias de atividades, o retorno da Fórmula 1 à Austrália foi uma grande festa, cujo ator principal foi Charles Leclerc da Ferrari.


Como foi a corrida?

Largada para o GP da Australia. Divulgação Red Bull Racing

Com uma largada e uma primeira volta sem nenhum incidente, Leclerc da Ferrari segurou a ponta, não deixando Max Verstappen da Red Bull Racing tomar a ponta, no mesmo momento que vimos Lewis Hamilton da Mercedes saltar para terceiro, vindo de quinto para tomar o lugar de Sérgio Peres. 

Sainz fora!

Tão logo fechou-se a primeira volta, vimos Carlos Sainz da Ferrari perder o controle do seu carro e ir parar na brita, de onde não saiu mais. O espanhol que largou do nono posto, perdeu diversas posições na largada e devido ao seu carro ter parado em um ponto de risco, ocasionou a entrada do safety car, que permaneceu na pista até a volta de número seis. 

A corrida de Sainz durou apenas duas voltas. Divulgação Formula 1

Antes do incidente de Sainz, Leclerc já havia aberto mais de um segundo de vantagem para Verstappen, algo que o monegasco novamente fez, impedindo a abertura da asa móvel do carro do holandês, algo que Hamilton não conseguiu fazer em relação a Perez da Red Bull Racing, que já na volta 10 retomava a posição perdida na largada. 

Ao chegarmos a volta 16 Leclerc já colocava sete segundos de vantagem para Verstappen e mais de 12 para Peres e assim as primeiras posições eram mantidas, com Hamilton seguro no quarto lugar, longe de permitir o uso da asa móvel do seu companheiro de equipe, que era acampnhado bem de perto pelas duas McLaren. 

Russell seguido pelas McLarens. Divulgação AMG Mercedes

Na volta 20 Hamilton se aproximou de Peres a ponto de abrir a asa móvel, momento que Verstappen havia ido para os boxes e era sétimo, com o mexicano tomando o mesmo caminho. 

Vettel comete erro amador!

Na volta 24 o safety car foi novamente acionado devido a batida de Sebastian Vettel da Aston Martin, que sozinho perdeu o controle do seu AMR22 e acertou o muro, ficando parado na pista, mas também deixando um grande número de detritos no asfalto. 

Onde esta o tetracampeão? Corrida horrorosa de Vettel na Australia! Divulgação Formula 1

Ao final da volta 26 o carro de segurança se recolheu para os boxes e novamente Leclerc teria que remar forte para tirar o holandês de sua cola, para que este não pudesse abrir a asa móvel - por pouco o monegasco não perdeu a ponta, devido a uma ligeira escapada do seu F1-75 na curva que antecede a reta de largada do circuito de Albert Park. 

Aqui há de se fazer uma grande observação: esse novo carro da Ferrari é muito bom, pois passadas apenas três voltas depois do safety car ter deixado a pista, Leclerc já abria mais de três segundos para Verstappen e fazia a melhor volta da corrida. 

Verstappen abandona!

Na volta 39 o inesperado aconteceu: com o carro soltando muita fumaça Verstappen aparecia na imagem da transmissão com o RB18 parado, decretando o final de corrida do holandês, algo que neste momento colocaria George Russell da Mercedes no pódio, já que subiria para a terceira posição. 

Verstappen vê Leclerc rumar para a vitória. Segundo abandono do ano do campeão do mundo. Divulgação Formula 1

Mais atrás a briga era intensa nas últimas posições que pontuam no grid, com Lance Stroll da Aston Martin colecionando incidentes e desavenças na pista, algo que lhe valeu uma punição de cinco segundos pelo seu modo de condução. 

Faltando uma volta para encerrar a corrida, Alex Albon da Williams, sétimo colocado até então, ainda não havia ido para os boxes nenhuma vez, tendo dado já 56 voltas com seus compostos duros que largou - colocou pneus macios e conseguiu encerrar a prova na décima posição, marcando o primeiro ponto da equipe britânica na temporada, superando a Aston Martin, a única equipe que ainda não pontuou. 

Vitória dominante de Leclerc

Ao final da corrida Leclerc anotaria mais uma vitória para sua carreira, tendo mais de 20 segundos de vantagem para Peres, o segundo colocado, que trazia Russell em terceiro, conquistando assim seu primeiro pódio com a equipe Mercedes. 

Boa corrida para a McLaren, que depois de um péssimo início de temporada, encerrou a prova com Lando Norris em quinto e Daniel Ricciardo em sexto. 

Esteban Ocon (Alpine) fechou a prova em sétimo, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) em oitavo, seguido de Pierri Gasly (AlphaTauri) em nono. 

Classificação do GP da Australia de Formula 1. Divulgação Formula 1

Em suma, foi um grande retorno da Austrália ao calendário da Fórmula 1, com recorde de público nas arquibancadas e uma emocionante corrida do início ao fim. 


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
ausgp
australiangp
albertpark
melbourne
ferrari
charlesleclerc
leclerc