FÓRMULA 1 - DUAS VEZES FERRARI NOS TREINOS LIVRES DA AUSTRÁLIA


Na madrugada desta sexta-feira ocorreram os dois treinos livres de hoje para o GP da Austrália e nestes a Ferrari reafirmou sua força nesta temporada 2022 da Fórmula 1.


Depois de duas temporadas fora do calendário da categoria, o interessante circuito de Albert Park retorna ao campeonato e desta vez não como a abertura do campeonato, mas sim como o terceiro evento do ano. E para este ano, algumas modificações na pista foram introduzidas para dar mais emoção a corrida.

As modifações no traçado de Albert Park. Divulgação Formula 1

TL1

Na primeira sessão Carlos Sainz liderou o 1-2 do time italiano ao anotar o tempo de 1m19s806, com Charles Leclerc vindo longo atrás, mas já a 0s571 da ponta, tendo Sérgio Peres da Red Bull Racing fechado o top 3. 

Quando eram decorridos 20 minutos da sessão, momento que Max Verstappen da Red Bull Racing liderava o treino, uma breve bandeira vermelha foi acionada para permitir que fiscais de prova retirassem uma peça de fibra de carbono que se desprendeu de um dos carros e poderia causar problemas aos pilotos. 

Verstappen liderou o inicio do TL1. Divulgação Red Bull Racing

No retorno das atividades, passados 10 minutos Sainz faria o segundo melhor tempo da manhã australiana com pneus duros (Verstappen marcava o melhor tempo neste momento com as borrachas macias) e até então nenhum dos carros da Haas ainda não haviam saído dos boxes - Kevin Magnussen havia se sentido mau na noite anterior, não participando inclusive da conferência de imprensa, apesar de já estar melhor pela manhã. 

Há 15 para o final da sessão uma nova bandeira vermelha foi acionada, desta vez porque o AMR22 de Sebastian Vettel ficou parado na pista, após perder potência. 

Ao final do treino a Ferrari ficou com os dois primeiros postos da tabela, seguido dos dois carros da Red Bull Racing, com Lando Norris da McLaren de forma surpreendente e bem-vinda, fechando o top 5. 

Classificação final do TL1. Divulgação Formula 1

NO TL2... 

Chegou-se então a tarde na terra dos cangurus e com isto a segunda sessão livre para o GP de domingo. 

Diferente da sessão matutina, na tarde australiana a pista estava levemente molhada devido há uma breve chuva que ocorreu na região do circuito, o que mudou de certa forma a dinâmica dos acontecimentos no inicio da atividade. 

Esta sessão foi liderada por Leclerc, que marcou o tempo de 1m18s878, melhorando a marca obtida por Sainz de manhã – neste período da tarde o espanhol foi terceiro. 

Leclerc em grande dia na Australia! Divulgação

Verstappen marcou o segundo melhor tempo do TL2, ficando a 0s245 do monegasco e aqui vale fazer uma observação: o holandês reclamou para a equipe de certa dificuldade em colocar seu RB18 numa janela ótima na entrada das curvas, o que pode indicar que mais uma vez a equipe vai trabalhar em cima de otimizar a velocidade nas retas, algo que fez a diferença na ultima etapa na Arábia Saudita. 

Tal como na primeira sessão, há 11 minutos de atividades em pista uma bandeira vermelha foi acionada para limpar o traçado: uma peça se desprendeu do AMR22 de Lance Stroll e precisou ser recolhida. 

Neste TL2 ficou mais claro o calvário que vive a equipe Mercedes, dominante até 2021 na era turbo-hibrida, mas que neste ano ainda não foi capaz de mostrar ou esboçar uma reasessção: George Russell foi apenas 11° e Lewis Hamilton não conseguiu ir além do 13° posto. 

Outro dia dificil para a Mercedes. Divulgação AMG Mercedes

Mas enganasse quem pensa que apenas o TL2 foi ruim para a Mercedes, porque na primeira sessão, apesar de Hamilton ter terminado dentro do top 10, ele foi apenas sétimo e Russell não foi além do 12° tempo.

A de ser anotado que nas duas sessões a francesa Alpine mostrou força, ficando por duas vezes os seus dois carros dentro do top 10: no TL1 Esteban Ocon foi sexto e Fernando Alonso nono e na segunda atividade o espanhol foi quarto e o francês sexto.

E quem também deve estar rindo a toa é o finlandês Valtteri Bottas, que neste ano se transferiu para a Alfa Romeo e nas duas atividades encerrou o dia dentro do top 10, com o décimo lugar no TL1 e a sétima posição da tabela de tempos no TL2.

Classificação final do TL2. Divulgação Formula 1

Por fim, devido ao problema ocorrido no carro de Vettel pela manhã, o alemão sequer saiu dos boxes na parte da tarde, onde tudo indica que o problema ocorreu no motor e este pode ser um imenso alerta para a toda poderosa Mercedes, que tem sofrido como equipe, bem como as equipes clientes da marca alemã não tem passado pelos seus melhores momentos neste ano, onde uma das suspeitas seja a falta de potência do motor da estrela de três pontas.

Após os problemas que teve em seu carro, Vettel voltou aos boxes de moto. Divulgação

Para quem quer ficar antenado nas próximas atividades deste final de corrida da Austrália, na virada de dia de hoje para a amanhã, à meia noite ocorre o terceiro treino livre e as 3h da madrugada acontece a qualificação. Já a corrida acontece de sábado para domingo às 2h da madrugada.


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
ausgp
australiangp
albertpark
melbourne
ferrari
redbullracing
mercedes
leclerc
verstappen
hamilton