Largando da Pole Position, o holandês não foi ameaçado ao longo das 72 voltas, durante a corrida, ele perdeu a liderança apenas nas trocas de pneus. No final, ainda marcou a melhor volta, somando o ponto extra. George Russell, da Mercedes, foi o segundo colocado. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio com o terceiro lugar.
Max Verstappen. Divulgação Red Bull
Com a vitória na Holanda, Max chegou a 310 pontos no Campeonato Mundial dos pilotos. Leclerc voltou a vice-liderança com 201 pontos. A diferença de Verstappen aos rivais mais próximos é de 109 pontos.
Ferrari falha e prejudica Sainz
Na volta 15ª, ao ser chamado para fazer sua primeira parada nos boxes, a equipe esqueceu de levar um dos pneus traseiros ao carro do espanhol Carlos Sainz e demorou 12 segundos para fazer a troca, caindo para 11ª colocação. Pra piorar, o carro de Sergio Perez, que saía da troca no mesmo momento, ainda atropelou uma pistola da Ferrari e fez os funcionários trabalharem para reparar. O piloto terminou em 8? lugar.
Yuki Tsunoda. Divulgação Alpha Tauri
Outro piloto que teve dificuldades, porém abandonou a corrida foi Yuki Tsunoda, com a AlphaTauri. No rádio, ele reclamou dos seus pneus e foi aos boxes, mas retornou a pista com problemas e parou seu carro.
Safety car agitando o final da corrida:
Na volta 55, o motor da Alfa Romeo de Valtteri Bottas acabou parando na reta principal. Foi dada bandeira amarela e o safety car foi acionado. A relargada aconteceu na volta 61, com Hamilton na liderança. No entanto, Verstappen retomou a ponta sem quaisquer dificuldades antes da primeira curva.
Valtteri Bottas. Divulgação Orlen Alfa Romeo
Mercedes retarda parada e perde uma dobradinha:
A estratégia da Mercedes de retardar a parada de seus dois pilotos deu protagonismo à equipe, que tinha ficado para trás no treino classificatório. Hamilton e Russell foram os únicos a não parar após o primeiro ciclo de visitas aos boxes, o que os levou à ponta do grid no GP.
Na relargada, com 12 voltas para o fim, Lewis Hamilton com pneus médios usados, não conseguiu segurar a pressão do holandês da Red Bull que veio com tudo, e de forma fácil, para cima e retomou a liderança da prova. O heptacampeão, que acabou sendo ultrapassado também por seu companheiro Russell, e por Leclerc, reclamou com a equipe no rádio por conta da escolha por pneus médios, enquanto os rivais estavam com pneus macios.
Charles Leclerc. Divulgação Ferrari
No final, com o safety car na pista, a Mercedes não chamou Hamilton para os boxes, o que o deixou com pneus desgastados e acabou prejudicando-o na briga com os rivais. O britânico acabou perdendo a chance de chegar ao pódio e protestou contra a equipe pelo rádio: "Não acredito que vocês me f…"
No fim da corrida, no entanto, o heptacampeão voltou atrás nas palavras duras e agradeceu a todos pelo trabalho feito nas paradas e disse que, de qualquer forma, lutou pelos pontos na corrida deste domingo.
Lewis Hamilton. Divulgação AMG Mercedes
"Para todos os mecânicos, trabalho fantástico hoje. Esses foram os melhores pitstops que tivemos durante todo o ano, então obrigado pelos esforços contínuos. Vamos continuar pressionando, ainda temos pontos hoje."
"Gostaria de pedir desculpas à minha equipe pelas palavras que disse. Estou muito orgulhoso da minha equipe. Teremos uma vitória este ano."
Divulgação Formula 1
Compartilhe esse post: