Com a primeira fila formada por Max Verstappen da Red Bull Racing em primeiro e Lewis Hamilton da Mercedes em segundo, não daria para esperar uma corrida morna, sobretudo porque exatamente os ponteiros lutaram pelo título desta temporada.

Largada para o GP de Abu Dhabi. Reprodução
A largada foi a mais comportada possível, com Hamilton de forma surpreendente tomando a ponta, mas não demorou muito, ele se encontrou com Verstappen numa curva logo a frente e ao quase se tocarem, Hamilton foi colocado pra fora da pista, mas acabou se mantendo na ponta.
Imediatamente a Red Bull Racing chamou Michael Masi no rádio para questionar a manobra de Hamilton, que usou a parte de fora da pista para seguir na corrida, sendo este o motivo real de não ter perdido a primeira posição.
Porém, antes mesmo de falarmos da corrida, antes dela acontecer a equipe Haas anunciou que Nikita Mazepin estava afastado em quarentena, pois ontem testou positivo para a Covid-19 - como ele havia realizado a qualificação ontem, não foi possível o brasileiro Pietro Fittipaldi o substituir e sendo assim, a corrida se iniciou com 19 carros.
Voltando à batalha, logo na sequência do incidente entre Hamilton e Verstappen, a direção de prova indicou que não haveria investigação, momento que o piloto do carro #44 alargava a vantagem para o #33.
Passado o calor da luta via rádio entre os bulls e a FIA, na volta 10 Hamilton já abria mais de 2s5 de distância, momento que Verstappen reclamava dos pneus traseiros.
Não demorou e Verstappen foi para os boxes e colocou pneus duros, com Hamilton fazendo o mesmo na volta seguinte, porém, pela vantagem que o britânico tinha, retornou à pista longe do tráfego e na segunda posição, onde o holandês caiu para quinto, voltando em meio ao tráfego.
No retorno de Verstappen à pista, num lapso de desatenção, por pouco Charles Leclerc não foi para muro, quando passou reto numa curva. Por sorte a área de escape era muito grande e, salvo perder a posição para Yuki Tsunoda da AlphaTauri, não houve nenhum prejuízo para o monegasco e equipe.
Poucas curvas depois e em grande luta, Leclerc assumiu o lugar que anteriormente era seu, ultrapassando Tsunoda.
Hamilton com o mesmo tipo de pneus de Verstappen, tinha um rendimento melhor, cravando volta rápida em cima da outra, quando então a transmissão da corrida mostra o rádio da Red Bull para Sergio Perez, informando ao mexicano que eles iriam para o "plano B", algo que na ocasião não era possível entender, mas poucas voltas depois ficou bem claro do que se tratava.

Perez, a lenda! Nas palavras de Verstappen. Reprodução
Verstappen tinha quase oito segundos de desvantagem para Hamilton, que tirou diferença igual para Perez, que começaria ali a executar o plano B: usando de toda perícia, o mexicano não deixava o britânico o ultrapassar e no momento que foi ultrapassado, logo retomou à ponta, fazendo com isto a vantagem de Hamilton para Verstappen cair para 1s5.
Perez segurou o que podia, mas Hamilton passou e novamente começou a abrir vantagem para Verstappen.
Algumas voltas depois, Kimi Raikkonen da Alfa Romeo teve problemas nos freios traseiros, o que lhe causou o travamento das rodas traseiras e com isto, um choque nas barreiras de proteção não tão grave, mas que quebrou sua asa dianteira. Ao retornar para os boxes a equipe recolheu o carro e findava-se ali a trajetória do recordista de largadas na Fórmula 1. Enfim a equipe o deixaria em paz, como dizia mensagem estampada na lateral do seu carro.

Fim melancólico. Raikonnen abandona a prova. Reprodução
Na mesma volta, devido a problemas no câmbio, George Russell da Williams se despederia da prova e da equipe ao também abandona a corrida.
Na sequência, um incidente aparentemente sem grandes consequências, seria o grande motivo para mais momentos de tensão entre os ponteiros do campeonato: Antonio Giovinazzi da Alfa Romeo abandona a corrida estacionando seu carro na lateral da pista, o que gerou de imediato a entrada do safety car virtual e com isto, Verstappen foi aos boxes e colocou novos pneus, dando um novo ingrediente à corrida.
Daí pra frente o holandês passou a fazer volta rápida, sobre volta rápida, porém, a está altura da corrida teria que tirar 0s8 por volta, algo que não seria tão fácil, ainda que possível.

Acidente de Latifi mudou os rumos da corrida e do campeonato! Reprodução
Mas o drama para Hamilton ainda estava por vir, pois faltando seis voltas para o final, quando ele tinha mais de 11 segundos de vantagem para Verstappen, Nicholas Latifi da Williams bateu e causou a entrada do safety car, o que gerou mais uma reviravolta na prova, pois o holandês foi aos boxes e colocou pneus vermelhos, o que seguramente daria uma grande vantagem na relargada, já que a diferença construída pelo britânico cairia a zero naquele momento.
Na relargada, faltando apenas uma volta para o final da corrida, Verstappen foi para o tudo ou nada e de forma agressiva, bem ao seu estilo, tomou a ponta para liderar sua única volta na etapa, que lhe daria o titulo mundial de Fórmula 1 de 2021.
That extraordinary final lap of the 2021 title race in full ????#AbuDhabiGP ???????? #F1 pic.twitter.com/kknTMDfpAF
— Formula 1 (@F1) December 12, 2021
Batalha épica pelo título! Reprodução
Na terceira posição encerrou Carlos Sainz da Ferrari, que ultrapassou Leclerc no mundial de pilotos.
Com o feito de Verstappen hoje, depois de 30 anos um motor Honda seria campeão novamente, sendo a última vitória da marca nipônica pelas mãos de Ayrton Senna em 1991. De quebra, depois de oito anos a Red Bull Racing voltaria a ter um campeão, ainda que tenha encerrado o mundial de construtores em segundo, logo atrás da Mercedes, que venceu desta forma os oito últimos mundiais disputados.
Enfim, o melhor campeonato dos últimos tempos deu ao jovem holandês um merecido título, que contou muito com a estratégia da equipe, que soube fazer muito bem o seu papel de dentro dos boxes.
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