FÓRMULA 1 - ETERNAMENTE CAMPEÕES


Neste final de semana vimos o holandês Max Verstappen da Red Bull Racing levantar sua primeira taça de campeão do mundo, nesta que foi uma das temporadas mais disputadas dos últimos tempos.


Com o feito, depois de 30 anos a montadora japonesa Honda fez as pazes com a conquista de uma temporada e mesmo que o carro não tenha sido campeão do mundial de construtores, foi um monoposto empurrado por este motor quem venceu o campeonato!

O brasileiro Ayrton Senna foi último o campeão mundial com um motor nipônico e ele era alguém que não se sabe exatamente ao certo o porquê, tinha uma rivalidade muito grande com outro brasileiro, o também lendário piloto Nelson Piquet. 

Senna havia sido o último campeão com um motor Honda na F1. Reprodução

Por incrível que pareça, Senna e Piquet de alguma forma estiveram juntos nesta conquista de Verstappen. E longe de querer transformar o feito do holandês em uma novela! A rivalidade entre os dois, verdade seja dita, em muitos casos coloca seus fãs em ferventes lados opostos. 

Piquet conquistou seu último título pela Williams equipada com motor Honda em 87. Reprodução

Piquet, tricampeão mundial da Fórmula 1 também foi campeão utilizando um motor Honda e por mais que o feito mais lembrado seja o de Senna, por ter sido o último, em 1987 com um Williams FW11B o brasileiro natural do Rio de Janeiro também levantou a taça do mundo a bordo de um carro que também tinha um motor nipônico em sua traseira. 

No mesmo ano, Senna também utilizava um motor Honda, mas este no Lotus 99T. 

Senna a bordo do Lotus 99T com motor Honda. Reprodução

Mas, nesta vitória de Verstappen há outro fato curioso que coloca nosso tricampeão na cena do título e este, nada tem a ver com corridas: Kelly Piquet, filha de Nelson é namorada do holandês campeão. 

E Kelly carrega o DNA de corridas do pai nas veias não apenas por namorar com um piloto de Fórmula 1 e desta forma acabar envolvida com corridas: ela é a responsável pelas mídias sociais da Fórmula E e sendo assim, não é alguém que vive ou viveu à margem do automobilismo - efetivamente conhece o ofício. 

Kelly e Max. Uma relação que "liga" presente e passado. Reprodução

Sendo assim, por mais que Max não seja brasileiro e sua equipe não tenha nenhuma ligação com nossos grandes heróis do passado na Fórmula 1, seu título nos permite fazer um resgate na história dos nossos brasileiros na categoria, cujos feitos entregaram oito títulos mundiais ao nosso país. 

Com pouca idade Max já pode se gabar. Esta em uma lista de lendários campeões! Reprodução Twitter Honda Racing

Podem me chamar de saudosista, não ligo, pois quero apenas fazer um resgate na memória do esporte, que dos 72 anos de sua existência, a Fórmula 1 tem muito do Brasil dentro dela. 

Sendo assim, faça um resgate em sua memória também. 


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
maxverstappen
honda
ayrtonsenna
nelsonpiquet