FÓRMULA 1 - EVOLUÇÕES DO RB18 PREJUDICOU PEREZ


O início temporada 2022 da Fórmula 1 mostrou um Sergio Perez á vontade no carro da Red Bull Racing, fazendo com que o mexicano andasse em pé de igualdade com a estrela do time, Max Verstappen, porém, ao passo que o campeonato evoluiu, o piloto do carro #11 pareceu ter dado um passo atrás.


Sabendo que Perez é um bom piloto, era de se estranhar que ele tenha se perdido ao longo da temporada, deixando de mostrar boas corridas, efetivando a tarimba de segundo piloto da equipe austríaca.

Hoje Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull Racing confirmou o que se imaginava: não foi Perez quem piorou ao longo do ano, mas sim o desenvolvimento do RB18 que priorizou Verstappen e consequentemente, o mexicano teve que se virar para conseguir correr com um carro fora do seu estilo de pilotagem.

“São múltiplos os fatores [da queda de desempenho de Perez]. O fator principal é claramente o equilíbrio e a confiança em comparação com o início do ano, quando o carro era um pouco mais equilibrado para ele [Perez] e um pouco menos para Max. Depois do desenvolvimento que implementamos no carro ao longo da temporada, nos afastamos desse equilíbrio e é talvez uma parte do que aconteceu. Encontrar uma afinação adequada para ele é agora bem difícil”, disse Waché.

O que podemos ver é que Perez foi colocado totalmente em segundo plano para que a equipe pudesse dar a Verstappen um carro que ele dominasse a temporada como está fazendo – o risco de uma operação como esta é ter o piloto campeão ao final do ano, mas a equipe não e como sabemos, o glamour do campeonato vem pelo mundial de pilotos, mas o dinheiro entra nas equipes via mundial de construtores.

Foto: Divulgação


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
#formula1
#f1
#redbullracing
#sergioperez
#maxverstappen