FÓRMULA 1 – FERRARI: ERROS QUE COMEÇAM A CUSTAR CARO


Renascida das cinzas como uma fênix, a Ferrari iniciou a atual temporada da Fórmula 1 de forma avassaladora, depois de encerrar 2021 na terceira posição no mundial de construtores e ter amargado posição ainda pior em 2020 quando foi a sexta colocada no mesmo campeonato.


Nas três primeiras corridas ela havia marcado quase o dobro de pontos que a Red Bull Racing e 39 a mais que a Mercedes, que em meio a todas as dificuldades apresentadas pelo W13, sobrevivia bem com as sobras de pontos que lhe caiam no colo, porém da quarta corrida em diante a margem só caiu e já na sexta etapa o time austríaco a havia superado por 26 pontos.

Com um carro capaz de ser campeão falta maturidade a equipe italiana neste ano. Divulgação

Daí em diante o time vermelho apresentou um verdadeiro festival ladeira abaixo, onde erros da equipe, falhas do equipamento e falhas dos pilotos, só fez com que o sonho dos “tifosis” em ver a equipe italiana campeã novamente, fosse trocado por decepção e desconfiança – a última vez que a Ferrari  foi campeã aconteceu em 2008, sendo Kimi Raikkonen o último piloto campeão no ano anterior, quando também a equipe foi campeã de construtores devido a desclassificação da McLaren pelo caso de espionagem industrial.

A troca pelos compostos duros acabou com as chances de Leclerc na Hungria. Divulgação

Mas, o que torna a coisa mais assombrosa é o fato da equipe cometer erros primários (aos olhos de quem observa de fora), permitindo que Max Verstappen da Red Bull Racing que ontem largou da décima posição, chegasse ao topo do pódio devido as falhas de estratégia de um time que é tão grande quanto a própria categoria – pior ainda foi ver o Sergio Perez que largou de 11º chegar à frente de Charles Leclerc, que apesar de ainda estar em vantagem no campeonato face ao segundo piloto da equipe taurina, a margem é de apenas dois pontos.

A Ferrari tem dado muitos motivos para Verstappen sorrir. Divulgação

A categoria chegou agora em sua pausa de verão e o tempo longe das pistas pode dar uma arrefecida nas ideias da equipe vermelha, que repete em 2022 os mesmo erros que culminaram na perda de campeonato do brasileiro Felipe Massa, então piloto da equipe e que por apenas um ponto de desvantagem, viu o britânico Lewis Hamilton levantar sua primeira taça de campeão do mundo.

Leclerc e Sainz vão para suas férias com muito a pensar. Divulgação

Verdade seja dita, ao que tudo indica, enquanto a Ferrari tiver em seu comando um chefe de equipe italiano, o time não voltará a triunfar, valendo lembrar que as grandes conquistas recente do time se deram pelas mãos de Ross Brawn e Jean Todt, respectivamente britânico e francês.

Martinelli, Brawn, Todd e Byrne, o "Dream Team" da Ferrari deixou saudades. Divulgação

O time já frustrou os planos de Fernando Alonso, bicampeão mundial e de Sebastian Vettel, tetracampeão e pelo que tem mostrado, frustrará também Leclerc e Carlos Sainz, com a diferença que nenhum deles ainda levantou uma taça de campeão do mundo, o que pode significar que a paciência de ambos pode acabar antes que seus contratos se encerrem.

Sendo assim, estas férias de verão serão literalmente quentes e ao rubro para o time vermelho...


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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