Charles Leclerc quase foi pole position para a corrida sprint e neste, quase a venceu para ser pole da prova principal e nesta, quase foi ao pódio.
Carlos Sainz por sua vez foi muito infeliz e não por sua culpa, também quase teve um ótimo final de semana: foi mal no treino que definiu o grid da corrida sprint, mas nesta foi fantástico ao largar de décimo e arrancar no braço a quarta posição para o grid de largada deste domingo, porém em um momento infeliz de Daniel Ricciardo da McLaren, foi tirado da corrida poucos metros depois da largada.
Sainza abandona. Ferrari precisa de uma reação do espanhol urgentemente. Divulgação
Leclerc errou ao buscar agressivamente chegar em Sergio Perez da Red Bull Racing e tentar tomar a segunda posição, mas, verdade seja dita, se ele não tivesse coragem de correr este risco, seria melhor nem largar - é verdade que ele errou, mas ele fez a sua parte e buscou o melhor que poderia conseguir.
Devemos lembrar que por duas vezes nesta ainda curta temporada, o azar sorriu para a Red Bull Racing com dois abandonos de Max Verstappen e um de Perez - este definitivamente não foi um final de semana da Ferrari, mas ainda não quer dizer exatamente nada neste momento e os números mostram isto: o time vermelho lidera com 124 pontos, 11 a mais que a Red Bull Racing e Leclerc com seus 86 pontos é líder com 27 pontos de vantagem para Verstappen.
Leclerc lidera o mundial, mas já vê Verstappen cada vez mais perto. Divulgação
Então, respondendo a pergunta título deste texto, sim, a Ferrari é uma forte candidata ao título e Leclerc ainda é um dos postulantes ao caneco do mundial de pilotos deste ano - a Red Bull tem um ótimo carro, mas não é um final de semana completamente feliz para o time austríaco que faz com que a luta pelo título se encerre agora a favor deles.
Lembremos que a temporada é longa e o F1-75 é um carro muito bem nascido e que em breve trará atualizações para a pista e sendo assim, o pequeno déficit de desempenho frente ao RB18 neste final de semana, pode ser equalizado, senão superado.
O carro da Ferrari é muito bom, mas já precisa de atualizações para fazer frente a poderosa Red Bull. Divulgação
Porém, analisando friamente, não houve efetivamente um déficit de desempenho do carro da Ferrari: o que vimos foram os pneus de Leclerc se deteriorar na corrida sprint e permitir a Verstappen a ultrapassagem na penúltima volta - na corrida de ontem o piloto holandês se mostrou mais hábil em condições de chuva, o que não o torna infinitamente superior ao monegasco da Ferrari.
Desta forma, não descartemos a Ferrari e nem superexaltemos a Red Bull Racing - o campeonato está apenas começando e até o seu término, muitos altos e baixos em todas as equipes ainda serão vistos em larga escala.
Compartilhe esse post: