FÓRMULA 1 - FERRARI TOMA PRA SI A PRIMEIRA FILA DO GP DE MIAMI


Está não é a primeira corrida nos EUA, longe disso, mas é a primeira neste país que entra no calendário da categoria sob o comando da Liberty Media, que é americana e sabe que o show em sua terra rende grandes dividendos, mostrando-se cada vez mais interessada em popularizar a categoria no seu país.


A pista não cativou os pilotos, que não a tem como um grande circuito, mas a estrutura e o show armado estão longe de ser igualados em outro local do planeta. 

Dito isto, amanhã teremos os carros vermelhos na primeira fila do Grande Prêmio de Miami e isto tem uma simbologia muito grande, pois os EUA é o maior consumidor de Ferraris no mundo e a paixão pelos carros do cavalinho do escudo amarelo ficou bem clara ao vermos as arquibancadas quase que tomadas por torcedores ferraristas, mesmo com Max Verstappen da Red Bull Racing sendo a sensação do momento. 

No Q1 as Williams já deram adeus a qualificação, bem como Guanyu Zhou da Alfa Romeo e de forma inesperada Kevin Magnussen da Haas e Esteban Ocon da Alpine também partiram mais cedo para os motorhomes das suas equipes. 

Seguimos então para o Q2 e neste Mick Schumacher era o representante do time da casa na competição, mas mesmo sendo um grande feito para o jovem piloto estar nesta fase da qualificação, ele não resistiu a gana dos outros 10 que passaram adiante. 

Enquanto isto Charles Leclerc da Ferrari e Verstappen duelavam pela ponta, com o piloto da Ferrari levando a melhor até o momento. 

Os carros seguiam na pista e enquanto isto mais decepções surgiam e elas vieram sob o nome de Daniel Ricciardo e George Russell, onde no primeiro caso o piloto australiano tem se mostrado ainda desencontrado na McLaren e no segundo, o piloto que liderou o TL2 e andou na frente do seu companheiro de equipe até então, sucumbia na parte intermediária da sessão. 

Ficariam pelo caminho ainda Sebastian Vettel da Aston Martin e Fernando Alonso da Alpine, onde já com o cronômetro zerado a cada passagem pela reta de chegada de um carro, um novo nome caia ali no Q2 e com isto Ferrari, Red Bull e AlphaTauri colocavam seus dois carro no Q3, perfazendo-se sete equipes diferentes na reta final da qualificação. 

Seguimos para o Q3 e neste a rixa entre touros e cavalos permanecia forte, com Leclerc levando a melhor nos minutos iniciais, porém de forma quase que mágica Verstappen levaria a disputa para outro patamar ao fazer uma volta baixando para o segundo 28 do cronômetro, onde era dado quase como certo que a pole position seria sua. 

Mas os foguetes italianos estavam em um dia iluminado e Carlos Sainz parecia que levaria sua primeira pole position para casa, porém Leclerc estava com a gana em um outro nível e marcou o tempo de 1m28s796, com o espanhol ficando a 0s190 da ponta - Verstappen cometeu um erro na metade de sua volta derradeira e não melhorou seu tempo, abrindo a segunda fila do grid. 

Sergio Perez companheiro de Verstappen veio logo atrás em quarto e para a surpresa da Mercedes, seu ex-piloto Valtteri Bottas, que agora está na Alfa Romeo fechava o top 5. 

Aqui vale uma ressalva: Lewis Hamilton marcou o sexto melhor tempo e aqui havemos de lembrar que em duas ocasiões neste ano ele sequer passou do Q1, o que mostra que a equipe deu um pequeno passo com as atualizações que trouxe para os EUA, mesmo levando em consideração que Russell não estava na fase final da classificação. 

Pierri Gasly da AlphaTauri marcou o sétimo tempo, com Lando Norris da McLaren em oitavo, Yuki Tsunoda da AlphaTauri em nono e Lance Stroll da Aston Martin salvou um top 10 para a equipe. 

Em suma foi uma qualificação digna de grandes momentos, da mesma forma que algumas eliminações trouxe grandes surpresas - a pista do Hard Rock Arena está longe de ser unanimidade no padock da Fórmula 1, mas havemos de reconhecer que a estrutura montada para esta corrida beira as produções hollywoodianas, algo que também faz parte do espetáculo, pois o evento tem que ser bom e agradável também para o público. 

De verdade não há um candidato a vitória neste momento, pois se o RB18 é melhor de retas, o F1-75 é excelente de curvas e a seu favor está a confiabilidade, algo que foi o calcanhar de Aquiles da Red Bull neste final de semana, especificamente no carro de Verstappen. 

Grid de largada para o GP de Miami. Divulgação

Mas, já dizia um certo Juan Manuel Fangio que carreras são carreras, então vamos esperar esta de amanhã... 


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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