Os dirigentes se debruçaram em diversas lições que a temporada deste ano tem dado e firmaram alguns pontos para que a categoria se mantenha interessante, sustentável e possa continuar atraindo não apenas novos fãs, mas empresas interessadas a se unir ao grande circo.
Uma das mudanças apresentadas e que já pode entrar em vigor na próxima temporada diz respeito as corridas sprint, que a partir de 2023 passaria a contar com seis finais de semanas com eventos deste tipo – o sucesso que o novo formato teve convenceu as equipes que seria interessante estender a quantidade de provas com este tipo de qualificação.
Mais mudanças estão por vir nos planos da FIA e Formula 1 a partir de 2026. Divulgação
A FIA ainda irá avaliar o impacto que este acréscimo pode trazer às suas operações nos finais de semanas de corrida, porém é quase certo que 2023 já conte com as seis corridas deste tipo.
Dentre as propostas avaliadas e que devem entrar em vigor a partir de 2026, destacamos os seguintes pontos:
- redução do arrasto aerodinâmico dos carros visando melhorar sua eficiência e com isto, promover mais sustentabilidade à categoria
- reduzir as dimensões e o peso dos carros
- aumentar o nível de padronização de peças e componentes, visando reduzir custos
- aumentar o uso de materiais sustentáveis com foco na reciclagem de materiais
- melhorar os sistemas de segurança ativa dos carros, tornando-os mais conectados
Além destes pontos, a comissão aprovou por unanimidade o uso de câmeras nos capacetes de todos os pilotos já a partir da temporada 2023, bem como fará um teste também em 2023 em duas corridas com a redução de 13 para 11 jogos de pneus para cada carro por final de semana.
Uma Formula 1 sustentável, é o que a FIA busca. Divulgação
Ou seja, a Fórmula 1 percebeu que precisa entrar no jogo da sustentabilidade e que isto pode ser um grande fator de redução de custos, o que pode atrair novos fabricantes para a categoria e com isto, garantir sua longevidade.
Sendo assim, vida longa a rainha das competições automotivas!
Compartilhe esse post: