FORMULA 1 - GASLY LIDERA TL1 E ILUSTRA INÍCIO DA NOVA ERA DA CATEGORIA


Enfim os carros da Fórmula 1 voltaram para a pista pra valer com o primeiro treino livre para o GP do Bahrein. Mas diferente de outros anos onde era apenas mais um campeonato que começava, desta vez é uma nova fase que se inicia e com isto, uma nova história pode estar começando a ser escrita.


Logo de cara o que podemos perceber é o novo velho rosto do alemão Nico Hulkenberg que retornou à categoria para substituir seu compatriota Sebastian Vettel que devido a este ter contraído Covid-19 e ser impedido de estar nesta abertura de temporada. Há de se pensar que talvez na próxima corrida a troca de alemães pode continuar, caso o titular da Aston Martin não teste negativo a tempo de viajar para a Arábia Saudita.

Hulkenberg substitui Vettel no Bahrain. Reprodução

Outra novidade bem visível foi o novo “sidepod” do A522 da Alpine, porém ao que tudo indica, ainda não deve ser a peça definitiva dos carros da equipe, uma vez que a cobertura do lado direito do carro de Esteban Ocon se estilhaçou e deixou vários detritos pela pista.

Mas vamos ao que de fato ocorreu na pista: zebras – não foi Mercedes nem Red Bull Racing quem dominaram a primeira sessão livre do ano. Sabemos, porém, que muitos escondem o jogo no primeiro dia e usam a ocasião apenas para entender a pista, sobretudo neste ano de novos carros.

Na primeira metade do treino a grande maioria dos pilotos se mostrou conservador e partiram para a pista com borrachas médias, mas à medida que os tempos da ponta iam baixando e o pelotão intermediário não conseguia acompanhar, o jeito foi partir para compostos mais macios e assim fazer o tempo melhorar.

Hamilton ainda sofre com um carro complicado neste inicio de ano. Reprodução

Nesta toada, faltando cerca de 25 minutos para o término da sessão Max Verstappen da Red Bull Racing estava no topo da tabela de tempos, com seu companheiro de equipe Sergio Perez em segundo e Fernando Alonso da Alpine em terceiro e medida que pista ia se emborrachando, o carrossel de tempos começava a girar e a cada nova volta a seqüência de nomes mudava.

A Mercedes parecia um pouco pálida, com Lewis Hamilton e George Russell figurando longe do topo, até que o britânico mais novo resolveu calçar borrachas macias em seu carro e saltava para a terceira colocação – neste ponto do treino, faltando cerca de 15 minutos para o seu encerramento, praticamente todos os pilotos estavam com pneus macios e com isto, o carrossel de tempos não parava de girar e mudar.

Foi então neste momento que Pierre Gasly da AlphaTauri estabeleceria a marca de 1m34s193 e Charles Leclerc da Ferrari, que pouco antes havia rodado, chegava junto do francês e marcaria o segundo tempo, ficando a apenas 0s364 da ponta, trazendo a reboque seu companheiro de equipe Carlos Sainz a 0s418 de Gasly.

Leclerc roda com sua Ferrari no TL1. Reprodução

Russell, que minutos antes era terceiro caiu uma posição e Verstappen que durante algum tempo liderou a sessão, encerrou a manhã em quinto.

Para a Alfa Romeo o primeiro treino livre foi uma espécie de repetição do que ocorreu na pré-temporada e se por um lado o estreante chinês Guanyu Zhou colocou o time em 11º, Valtteri Bottas conseguiu dar apenas duas voltas no traçado barenita, sequer marcando tempo.

Quem também não teve um bom dia foi a Haas, que na segunda fase de da pré-temporada chegou a liderar dia de treinos, neste primeiro momento manteve o status quo do que se viu no ano passado: Mick Schumacher encerrou a manhã em 18º e Kevin Magnussen, que retorna à categoria e à equipe em 19º, atrás apenas de Bottas que nem tempo marcou.

Em suma, esta primeira sessão me faz pensar que a nota sonante foi o blefe, uma vez que a McLaren ficou atrás da Williams; a Red Bull atrás do seu time satélite e até mesmo Lance Stroll ficou à frente de Hamilton.

Logo mais teremos uma nova sessão e talvez a ordem das forças comece a ser realmente apresentada, sabendo que mesmo neste segundo treino livre a situação pode se tornar inalterada, para que amanhã sim, na hora do vale tudo as cartas do baralho que não estiveram sobre a mesa, saiam das suas mangas.

Reprodução


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
f1isback
bahraingp
sakhir