A Fórmula 1 volta à Europa neste final de semana com o GP da Emilia Romagna, a ser disputado no circuito Enzo e Dino Ferrari em Ímola (Itália), em uma etapa com várias emoções, e uma delas é a primeira sprint race da temporada de 2022. A segunda é uma previsão de chuva na sexta-feira, o que provavelmente veremos quem vai se dar bem correndo na chuva.
Circuito de Ímola. Reprodução
Mas afinal, o que é uma Sprint Race?
É uma corrida em uma versão reduzida, o formato segue o mesmo, com aproximadamente 100 km com 21 voltas. Ou seja, neste formato, a classificação de sexta define o grid da sprint no sábado, o resultado da sprint forma o grid da largada de domingo.
Diferente da corrida principal, que tem uma distância total de 305 km.
E como fica o sistema de pontuação?
Em 2021, apenas os três primeiros pontuavam, com 3 pontos para o primeiro, 2 pontos para o segundo e 1 ponto para o terceiro. Porém esse ano a pontuação mudou para os outros oitos primeiros.
O circuito de Ímola tem uma distância de 4.909 km. A prova terá 63 voltas previstas, o recorde em corrida é de 1min14s484 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2021). Ano passado a Pole Position foi do Lewis (Mercedes), porém quem ganhou a corrida foi Max Verstappen (RBR), em segundo ficou Lewis Hamilton e para completar o pódio Lando Norris (McLaren).
Reprodução
Será que esse ano teremos um resultado diferente? Já que a Mercedes não está tão veloz como nos outros a anos, sem contar que a Red Bull não consegue nem terminar uma corrida por problemas no carro, mas a Ferrari está cada vez mais rápida! Charles Leclerc venceu as a primeira etapa no Bahrein e a terceira na Australia e ficou na segunda colocação no GP da Arábia Saudita, segundo da temporada, corrida esta que foi vencida por Verstappen.
Reprodução
Características da pista de Ímola
É um traçado em que a precisão do piloto é muito importante, nas linhas e nas freadas, já que é um circuito bastante estreito e sem muito espaço para erros, com algumas áreas de escape com brita.
Após mudanças feitas no traçado da pista de Melbourne, que sediou a última etapa da F1, os pilotos avaliam que a pista ficou semelhante ao circuito de Imola. Ou seja, quem foi bem na Austrália, como Ferrari, McLaren e Alpine, também pode se dar bem neste fim de semana.
O circuito se tornou mais rápido com as últimas reformas, embora seja considerada uma pista de média velocidade no geral. Em comparação com ao traçado que estava no calendário até 2006, a Variante Bassa foi removida, fazendo com um longo trecho, da curva Rivazza à Tamburello, seja feito de pé embaixo.
Como acompanhar o GP da Emilia Romagna:
Sexta-feira, 22/04
Sábado, 23/04
Domingo, 24/04
Compartilhe esse post: