O GP da Espanha costuma ser um marco de desenvolvimento das equipes na temporada. Além de o circuito ficar perto da base das escuderias, a pista foi usada na pré-temporada, fazendo dela uma importante fonte de dados na hora de introduzir atualizações no carro.

Pista é altamente utilizada pela categoria nos testes de pré-temporada. Reprodução
A disputa pelo título está concentrada entre Charles Leclerc e Max Verstappen, com três vitórias para a Red Bull e duas para a Ferrari. Apesar de que a liderança do Mundial é do monegasco, Max está cada vez mais próximo da liderança. Por isso, o time italiano promete trazer seu primeiro pacote de atualizações do ano, que já foi à pista na última semana em Monza, em um dia de filmagem "ultrassecreto".
Não só a Ferrari que terá um final de semana importante, a Mercedes poderá comparar o modelo atual do W13 com a especificação original, usada na pré-temporada da Catalunha, podendo ter um importante norte para o futuro.
Esse GP poderá acontecer tudo ou nada. A Mercedes reagindo e voltando com tudo (meu sonho hahaha), Charles Leclerc ganhando e liderando o campeonato desde o começo da temporada, Max chegando mais perto do rival.
Características da pista da Catalunha
O circuito da Catalunha tem uma distância de 4.675km, seu recorde em corrida é 1min18s149 (Max Verstappen (Red Bull-Honda, 2021). A prova está prevista para 66 voltas com 2 zonas DRS:

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Zona 1: 40m após a curva 9
Zona 2: 57m após a curva 16 (reta dos boxes). Os pneus disponíveis são: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios).

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É considerada uma pista completa, com tipos diferentes de curvas e uma reta longa. O primeiro setor costuma mostrar quem está bem nas curvas rápidas, o segundo, nas de média velocidade, e o terceiro é tão mais lento que dá pistas sobre quem estará melhor na corrida seguinte, em Mônaco.
A distância entre a pole position e a primeira curva é a terceira maior do campeonato, com 612 metros, perdendo apenas para as pistas de Sochi, na Rússia, e da Cidade do México.
Mesmo com a distância grande até a primeira curva, largar na pole position é importante no Circuito da Catalunha: em 30 provas disputadas pela Fórmula 1 no circuito, 23 foram vencidas pelo primeiro colocado no grid.
Curiosidades sobre o GP da Espanha
O GP da Espanha vem sendo (quase) totalmente dominado pela Mercedes na era híbrida da F1, desde 2014: de lá para cá, os pilotos da equipe alemã fizeram todas as poles positions e só não ganharam uma corrida. Foi justamente o GP da Espanha de 2016, primeira prova de Max Verstappen na Red Bull. Ele se aproveitou de um acidente entre os pilotos Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, para vencer pela primeira vez na F1.

Abandono duplo da Mercedes em 2016 possibilitou primeira vitória de Verstappen. Reprodução
Lewis Hamilton, inclusive, igualou-se a Michael Schumacher ao vencer pela sexta vez o GP da Espanha do ano passado.
Foi em um GP da Espanha que Lella Lombardi se tornou a primeira e única mulher a pontuar na Fórmula 1. Isso, em 1975, quando apenas os seis primeiros colocados marcaram pontos. Ela foi sexta colocada na prova, disputada no perigosíssimo circuito de Montjuic, em Barcelona.
Horários do GP da Espanha e onde acompanhar

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