FÓRMULA 1 - GP DA RÚSSIA É CANCELADO


O que já era imaginado acaba de ser consumado: a Fórmula 1 cancelou o GP da Rússia deste ano.


Ontem a noite a Federação Internacional de Automobilismo e as equipes da Fórmula 1 se reuniram às pressas no Circuito de Barcelona, onde ocorre a primeira fase dos testes de pré-temporada da categoria e debateram à respeito da invasão russa à Ucrânia, desencadeando um conflito armado que não se sabe ainda as proporções.

GP da Russia estava previsto para o dia 25 de setembro. Reprodução

“É impossível realizar o Grande Prémio da Rússia nestas circunstâncias”, inicia o comunicado da Fórmula 1 enviado em nota a imprensa mundial e publicado em sua redes sociais há poucos minutos.

No mesmo dia de ontem o piloto alemão Sebastian Vettel da Aston Martin já havia se posicionado contra a realização da prova, avisando que não correria caso a etapa não fosse cancelada. Max Verstappen da Red Bull Racing também foi outro quem pressionou para que a etapa fosse tirada do calendário.

“O [Campeonato] Mundial de Fórmula 1 visita países de todo o mundo com uma visão positiva para unir as pessoas, reunindo nações. Estamos observando os desenvolvimentos na Ucrânia com tristeza e choque, onde esperamos que a situação atual seja resolvida rápida e pacificamente”, continua a nota.

“Na quinta-feira à noite a FIA e as equipes discutiram a posição do nosso esporte. A conclusão, que inclui a opinião de todos os intervenientes relevantes, é que é impossível realizar o Grande Prémio da Rússia nestas circunstâncias”, conclui a nota.

Resta saber agora a situação que a equipe norte-americana ficará após o desenrolar deste conflito, uma vez que um dos seus pilotos e seu patrocinador principal são de origem russa.


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
russiangp
russia
russian
ucrania
ukraine
fia
gpdarussia
cancelamento