FÓRMULA 1: HAAS: UMA FERRARI BRANCA?


O tão esperado pacote de evoluções para o VF-22, carro da Haas na temporada 2022 da Fórmula 1, finalmente chegou à pista via carro de Kevin Magnussen neste final de semana de GP da Hungria e com estas podem vir uma avalanche de “encrencas”, já que assumidamente as atualizações foram inspiradas no SF75, carro da Ferrari.


“Estamos esperando que [o carro] seja rápido. Se alguém disser que copiamos, porque deveríamos ter copiado a Williams?”, abriu fogo Gunther Steiner, chefe de equipe da Haas, ao ser questionado sobre o agora apelidado de “Ferrari branco”.

A equipe abriu mão de desenvolvimento na temporada 2021 em detrimento da atual, uma vez que deveria trabalhar com o desenvolvimento e fabricação de dois carros, já que neste ano estreou-se as novas regras da categoria, sendo em nada aproveitado para 2022 qualquer peça desenvolvida para a versão anterior do carro.

Divulgação

Hoje enfim o carro da equipe estadunidense foi para a pista com o primeiro lote de novas peças, onde o design foi claramente inspirado no carro de sua fornecedora de motores, a Ferrari – sidepods, assoalho e difusor traseiro são basicamente uma versão branca do que vemos nos carros de Carlos Sainz e Charles Leclerc.

“Temos o mesmo motor que a Ferrari, a mesma caixa de velocidades, a mesma suspensão, porque copiaríamos qualquer outra equipe? Eles estão ganhando corridas, portanto é só fazer um mais um. Não somos estúpidos”, continuou Steiner.

A FIA proíbe a cessão de projetos entre as equipes, porém como a Haas e a Ferrari possuem uma larga parceria de fornecimento de componentes, a equipe italiana pode ter facilitado a vida dos parceiros, pois bastariam algumas fotografias mais detalhadas das partes que o time americano se interessou, para que a atualização fosse realizada.

Gunther Steiner. Divulgação

“Não quero desrespeitar a Williams, mas é um conceito completamente diferente e eles estão atrás de nós. Portanto, se for para copiar algo, é melhor copiar os melhores. E neste momento os melhores são a Ferrari e a Red Bull - somos próximos da Ferrari, portanto é óbvio que vamos ver o que a Ferrari fez e copiar esse conceito”, concluiu.

Hoje no primeiro treino livre Magnussen encerrou a manhã búlgara com o 17º tempo, apenas 0s106 de vantagem para seu companheiro de equipe, que não teve o carro atualizado.

O tempo dirá se a cópia foi bem feita...


Autor

TAGS:
formula1
f1
hungariangp
magyargp
haas
kevinmagnussen
mickschumacher
vf22