A Fórmula 1, que retornou a Turquia no ano passado após um hiato de 9 anos - onde acabou substituindo Suzuka por conta das restrições no Japão impostas pela pandemia - voltou a receber a categoria neste ano em um cenário parecido com o da temporada passada: substituindo a etapa japonesa A chuva que foi destaque no ano passado e ainda, asfalto novo feito especialmente para a etapa turca foram ingredientes para uma prova maluca e cheia de emoções. Neste ano a chuva voltou andar as caras, mas pelo menos no treino ela não se tornou mais que uma ameaça e os pilotos tiveram pista seca para acelerar.
Olhando para os treinos anteriores a classificação, Hamilton dominou os dois primeiros e no terceiro Pierre Gasly ficou com o melhor tempo, pois a chuva resolveu aparecer, mas essas posições do piloto inglês, não vão valer muito, pois ele trocou 6 componentes de seu carro e terá que largar 10 posições. Max Verstappen, que vem na briga direta com Hamilton nos treinos anteriores, ficou com a segunda e a quinta posição.
Vamos para a classificação!
No início do Q1, a pista estava seca e todos com pneus macios, como a previsão inicial foi de chuva, todos foram para a pista, para já garantirem seus tempos. Alguns pilotos como, Verstappen, Tsunoda, Mazepin, ao abrir a volta acabaram rodando na curva 1. A briga pelo tempo mais rápido, foi bem acirrada, pois a pista começou a melhorar, Hamilton e Verstappen ficaram trocando posições, até que no final Hamilton ficou com o melhor tempo e Verstappen na segunda posição. Quem surpreendeu foi Mick Schumacher que passou para o Q2 ficando com a décima quarta posição. E mais uma vez Ricciardo, não se encontrou nessa pista e não passou para o Q2.
No Q2, mais uma vez as Mercedes dominaram os treinos, Hamilton em primeiro e Bottas em segundo, Verstappen ficou com a terceira posição. Quem se destacou foi Gasly, que ficou com a quarta, e veio fazendo bons tempos, chegou até ficar com a primeira posição no TL3. Russell que tinha tudo para passar para o Q3, acabou errando e não conseguiu, o mesmo aconteceu com Carlos Sainz que não conseguiu fazer um bom Q2.
Nenhuma novidade para o Q3, Hamilton foi o mais rápido, mas não larga na pole, pois como já citamos no início do texto, trocou componentes em seu carro e vai largar na décima posição, com isso Valtteri Bottas ficou com a pole, seguido de Max Verstappen, Charles Leclerc, Pierre Gasly e Fernando Alonso fechando o TOP 5.
Hamilton provavelmente vai ter o melhor carro em condições de corrida, mas o que vai valer a vitória é a estratégia adotada pelas equipes Red Bull e Mercedes. Bottas se torna um ingrediente a mais nessa disputa e a tendência do finlandês aproveitar a chance com unhas e dentes - o que pode significar uma possível última vitória na carreira - é algo que pode jogar contra Hamilton no domingo. Verstappen sabe que mesmo que não vença, o simples fato de ficar a frente de Hamilton o devolve a liderança do campeonato.
Amanhã, a partir das 09:00, teremos a largada para o GP da Turquia.
Fotos twitter.com/F1
Compartilhe esse post: