Após a caótica corrida de Albert Park na Austrália, os carros da Fórmula 1 rumaram para a China, onde as condições climáticas estão melhores (temperatura média do ar em 24,7 °C e de pista 38,7), com a previsão mostrando que a corrida principal também será com pista seca, o que minimiza o caos para os pilotos.
Com um volta em 1m30s849, Hamilton mostrou que sua fase de adaptação ao time italiano segue firme e claro, uma pole position não diz que ele está apto a ganhar tudo pela frente, mas sim que já está se entendendo com o carro e com toda a complexidade que envolve uma mudança como a que ele fez.
Parecendo reeditar uma fase onde a luta erra ferrenha entre os dois, Max Verstappen da Red Bull Racing encerrou a qualificação em segundo, a apenas 0s018 da ponta, com Oscar Piastri da McLaren vindo a apenas 0s062 de Hamilton, o que demonstra que a formação do grid da primeira corrida sprint deste ano, foi decidida nos detalhes mais finos da volta.
Charles Leclerc da Ferrari marcou o quarto tempo e George Russell com sua Mercedes fechou o top 5 da corrida curta.
A McLaren continua a equipe mais forte do grid e como dito acima, a pole position foi obtida no detalhe e neste sentido, Lando Norris devido a erros em suas duas voltas rápidas não passou da sexta colocação, porém, seu carro teria conduções de também largar da ponta.
Falando agora do Brasil, nosso piloto Gabriel Bortoleto fez mais uma boa qualificação, levando seu Sauber C45 ao 14° posto do grid, o que não é mau, sabendo que o seu carro é o pior do grid, mas ainda assim desbancando nomes experientes da F1 como Pierre Gasly (Alpine, 17°), Esteban Ocon (Haas, 18°) e o seu companheiro de equipe que largará em 19°, além dos novatos Jack Doohan, Isaac Hadjar e Lian Lawson da poderosa Red Bull Racing, que mais uma vez decepcionou e largará da última posição.
Mais uma vez a Aston Martin demonstrou que ainda falta um pouco de ritmo ao seu carro, com seus pilotos largando em 10° e 11°, onde na contramão do time verde a Racing Bulls demonstra ter um carro muito bom, já que Yuki Tsunoda esteve novamente na fase final da qualificação e largará da oitava posição.
Entre os novatos o italiano Andrea Kimi Antonelli parece reafirmar que a Mercedes não errou ao lhe promover o seu time, largando nesta sprint da sétima posição, sendo ele o melhor roockie do grid desta primeira corrida curta do ano.
Ou seja, o balanço de forças demonstrado nas primeiras atividades da Austrália (descontando o resultado da corrida muito em vista devido ao caos que a chuva causou) está mantido e apesar da McLaren ser o time com o melhor carro, os concorrentes estão tirando no braço os décimos que faltam aos seus carros, o que nos reafirma que a temporada deste ano será muito interessante.
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Foto: Divulgação (Fórmula 1)
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