A corrida nem mesmo tinha se iniciado e já havia mudanças no grid. Por conta das bandeiras amarelas ocorridas no final do treino de classificação por conta dos problemas enfrentados por Gasly, Bottas e Verstappen receberam punições. Pior para Max que caiu para 7º pois perdeu 5 posições enquanto Bottas que perdera 3 posições largou de 6º.
É dada a largada!

Largada do GP do QATAR. Reprodução
Hamilton largou melhor e manteve a dianteira enquanto Alonso e Gasly travavam forte disputa pela segunda posição. Mais atrás Bottas caia para 11º depois de uma péssima largada enquanto Verstappen fez grande inicio e ganhava 3 posições. Enquanto isso no meio do pelotão Perez ganhava duas posições. No final do pelotão Vettel que tinha largado em 10º fez uma largada muito ruim e agora era 15º.

Verstappen fez grande largada. Reprodução
Alonso vinha com grande inspiração, e com uma grande manobra superou Gasly pela segunda posição. Nesse momento os dois pilotos da Red Bull estavam atrás de pilotos da Alpha Tauri e uma ordem de troca de posições em ambas a situações era eminente.
Na volta 3, Verstappen vinha muito perto de Gasly e o holandês já avisava pelo rádio que estava “preso” atrás do carro do francês. Então se aproveitando de uma leve escapada de Gasly na entrada da reta e ainda, com a ajuda do DRS conquistou a terceira posição. Na volta seguinte Verstappen que vinha muito próximo a Alonso e em manobra parecida com a da volta anterior superar Alonso e conquista a segunda posição. Enquanto isso Perez superava Tsunoda e vinha pela oitava posição.

Gasly largou em segundo mas teve dificuldades desde o inicio. Reprodução
Bottas vinha preso atrás de Stroll e de Tsunoda e acabou recebendo ordens diretas de Toto para que ele se livrasse de ambos os pilotos a sua frente. Então depois dessa “chamada” via rádio o finlandês tratou de entrar na corrida e partiu para cima de Stroll. No entanto, o canadense da Astom Martin faz grande manobra de defesa, onde além de se proteger do ataque de Bottas conseguiu superar o japonês da Alpha Tauri. Tsunoda, no entanto não conseguiu se proteger de Bottas e perdeu a 10ª posição. Na volta seguinte com a ajuda do DRS Bottas consegue superar enfim, Stroll e vai para a oitava posição.
Enquanto isso no meio do pelotão Perez superava Norris na volta 16 e conquistava a 4ª posição enquanto Bottas que já tinha superado Sainz passava por Esteban Ocon e agora vinha em 6º.
Verstappen não consegue acompanhar Hamilton
Verstappen vem sofrendo muito com o ritmo de uma Mercedes que sobra na pista e a equipe traz o holandês para os boxes para troca de pneus. A equipe calça o RB16B com compostos duros enquanto a Mercedes afim de “marcar” de perto a estratégia da concorrente traz Hamilton para os boxes. O inglês, no entanto afirmava via rádio que os pneus estavam bons e afirmou depois de sua parada que acreditava que tinham parado muito cedo. Alonso, Norris e Bottas que vinham com pneus médios, sem mantinham na pista com pinta de uma estratégia de uma única parada. Alonso e Norris inclusive vinham com pneus macios!

Perez vinha ganhando posições e ajudando a RBR no mundial de construtores. Reprodução
Alonso que vinha em terceiro enfim para troca de pneus. O espanhol da Alpine que vinha com compostos macios agora “calça” pneus duros. Neste momento o espanhol caiu para a 8ª posição. No entanto, na volta 30 o espanhol que vinha fazendo grande corrida até então, recebia forte pressão de Sergio Perez. Uma linda briga pela quarta posição se deu na sequência com Perez levando a melhor por ter um melhor carro. Mas o talento de Alonso fica muito claro nestes momentos.
Na volta 34 Bottas que vinha em terceiro sofre um furo no pneu dianteiro esquerdo e toda a sua esperança de pódio se evapora. Perez recupera a terceira posição enquanto Bottas cai para a 12ª posição. Alonso também se recupera com o problema de Bottas e vai para a 4ª posição. No entanto a diferença que Hamilton e Verstappen têm, por conta do carro e também pelo talento de cada um, é evidente. Perez vinha a mais de 50 segundos atrás de Max!

Bottas sofreu furo de pneu. Reprodução
Na volta 42 a Red Bull chamam Verstappen para os boxes para sua segunda troca de pneus. A equipe coloca nesse momento pneus médios no carro do holandês. Na volta seguinte ainda “marcando” a estratégia da rival, a Mercedes traz Hamilton para os boxes para seguir a mesma escolha de pneus: os médios.
Perez mais uma vez agora se via em uma disputa incrível por posição. Agora com Ocon, o mexicano travou uma bela disputa com o francês da Alpine que tentou ao máximo manter a quinta posição. Para delírio da torcida ambos os pilotos mostraram muito talento e Perez se aproveitou do melhor carro e conquistou a posição.
Abandono na Mercedes!
Na volta 51 problemas para a Mercedes! Bottas abandona a prova por conta do furo do pneu por conta de alguns possíveis problemas no assoalho! O primeiro abandono da equipe desde o GP de Eifel realizado em 2020 no circuito de Nurburgring. Enquanto isso Russel também sofria com um furo de pneu ao tempo que se seu companheiro Latifi teve o mesmo problema voltas depois. No entanto o canadense da Williams não conseguiu chegar aos boxes e abandonou a prova.

Furo de pneu no carro de Latifi. Canadense abandonou. Reprodução
Por conta do carro de Latifi que ficou em local perigoso, é acionado o safety-car virtual. Verstappen que já tinha feito a melhor volta entra mais uma vez nos boxes para sua terceira troca de pneus a fim de assegurar a marca que lhe garante um ponto extra. Na ultima volta o a bandeira verde é acionada novamente e Lewis Hamilton de forma dominante vence o primeiro GP do Qatar da história. É a 7ª vitória na temporada e a 102ª na carreira. Verstappen melhora ainda mais o tempo da melhor volta marcando 1.23,196 e assegurando o ponto extra.
Alonso no pódio

Alonso fez grande prova e garantiu o pódio! Reprodução
Alonso garante um lugar no pódio depois de uma incrível prova chegando na 3ª posição a frente de Sérgio Perez. Esteban Ocon chegou na quinta posição consolidando a Alpine como quinta força da temporada. Stroll, Sainz, Leclerc, Norris e Vettel completaram o TOP10 da prova.
No campeonato Verstappen lidera com 351,5 pontos com Hamilton logo atrás com 343,5. A Formula 1 se reúne novamente em duas semanas para o GP da Arabia Saudita no circuito de Jeddah.

Classificação final do GP do Qatar. Reprodução
Compartilhe esse post: