FORMULA 1 - HAMILTON VENCE SPRINT DA CHINA


Largando da primeira colocação, o britânico Lewis Hamilton da Ferrari venceu de ponta a ponta a corrida Sprint da China.


Sabendo que Max Verstappen da Red Bull Racing não iria facilitar sua vida, sobretudo, na largada, Hamilton soube se defender bem na primeira curva e manteve a ponta, garantindo um pequeno fôlego, algo feito também pelo holandês ao se defender e manter-se na frente de Oscar Piastri da McLaren.

Na contramão do piloto do carro 81, Lando Norris teve uma largada ineficiente, que lhe lançou ainda mais para trás em relação a sua sexta posição de largada, caindo para nono (e ali ficando até quase o final da corrida), o que lhe minou por completa da briga pela ponta. De consolo, nas últimas voltas ultrapassou Lance Stroll da Aston Martin e marcou um ponto na corrida.

Um pouco mais atrás do trio da frente, George Russell da Mercedes tinha vida fácil, já que não estava em condições de atacar Piastri, porém em nada era incomodado por Charles Leclerc da Ferrari, que fechava o top 5 - ao final Leclerc tentou, mas não levou.

Lá atrás o brasileiro Gabriel Bortoleto da Sauber mantinha sua posição de largada e de forma sólida se mantinha próximo dos concorrentes da frente, o que era algo bom para a equipe, já que o C45 ainda é muito deficiente se comparado aos concorrentes.

Por ser uma corrida curta, as ações em pista deveriam ser rápidas, porém o segredo de gerenciar bem os pneus necessitava ser descoberto, já que a corrida não exigiria a troca de pneus, mais necessariamente deveria haver uma boa gestão dos mesmos.

Dito isto, de concreto a corrida teve apenas lutas na parte do meio para o final do grid, com Lian Lawson da Red Bull Racing e Isaack Hadjar da Racing Bulls fazendo os maiores volumes de ultrapassagens.

No trecho final da prova Piastri se aproximou de Verstappen e depois de algumas tentativas conseguiu ultrapassar o holandês na volta 16, já tarde para se chegar em Hamilton, que colocava mais 2s5 de vantagem na ponta, que no final da corrida já era de quase seis segundos.

Ao final o britânico da Ferrari venceu pela primeira uma corrida sprint em sua carreira, algo que o seu time experimentava também pela primeira vez, demonstrando que o casamento entre piloto e equipe pode ser um relacionamento muito frutífero.

Ainda na volta final um incidente causado por Jack Doohan da Alpine jogaria Bortoleto para o final do pelotão, sendo que o brasileiro foi atingido pelo jovem do time francês, que pode inclusive lhe trazer alguma penalização para o grid da corrida principal.

Sendo assim, mesmo não sendo a corrida principal do final de semana, Hamilton já começou a demarcar seu território e deu um claro recado para o grid: nem ele e nem Ferrari estão mortos no campeonato.

Conteúdo Motorsport: automobilismo com conteúdo!

Foto: Divulgação (Fórmula 1)


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
lewishamilton
ferrari
sf25
china
chinagp
chinesegp
winner
win
sprint
sprintrace
race
f12025
essererrari
forzaferrari
charlesleclerc