FÓRMULA 1 - LECLERC É O MAIS RÁPIDO NO TL1 DA ARÁBIA SAUDITA


O monegasco Charles Leclerc da equipe Ferrari iniciou o final de semana da Arábia Saudita da mesma forma que terminou no Bahrein: no topo.


Leclerc fez o seu melhor giro em 1m30s772, onde curiosamente fez “apenas” 16 voltas na pista saudita (Carlos Sainz que foi o quarto mais rápido deu apenas 13 voltas), o que mostra que o carro está muito na mão, já que com sete voltas a menos que Max Verstappen da Red Bull Racing, conseguiu ser 0s116 mais rápido que o holandês.

Max Verstappen. Divulgação Formula 1

A surpresa da sessão ficou por conta de Valtteri Bottas da Alfa Romeo, que com apenas 0s312 a mais de tempo em sua melhor volta se comparado ao jovem da Ferrari, fechou a manhã dentro do top 3 e assim parece consolidar a virada de chave da equipe em relação a temporada do ano passado.

Claro que estamos falando apenas da primeira sessão livre, onde soa mais como um shakedown para os pilotos, do que propriamente dito um treino onde se busca o limite do equipamento e, sobretudo neste ano onde o traçado foi alterado, este primeiro treino acaba por se tornar um mero reconhecimento de território.

Mas aqui há uma mensagem cifrada vinda da Red Bull Racing e de Verstappen: o melhor tempo do holandês foi obtido com compostos duros, ao passo que Leclerc recorreu aos médios para estabelecer-se no topo da tabela.

Pierri Gasly e Yuki Tsunoda encerraram a sessão com o quinto e sexto tempo respectivamente, com Sergio Perez (Red Bull Racing) vindo logo atrás, formando uma trinca de carros empurrados pelas unidades de potência nipônicas da Honda.

Já as Alpines encerraram ambas no top 10, com Esteban Ocon marcando o oitavo tempo e Fernando Alonso fechando a lista com os dez melhores.

Nesta primeira sessão vimos a continuidade do calvário da Mercedes, onde o britânico Lewis Hamilton não passou da nona posição da tabela de tempos e George Russell não foi  além do 15º, com respetivamente 19 e 18 voltas dadas no traçado de Jeddah cada um.

George Russell. Reprodução

Quem também parece não estar com vida (novamente) fácil é a McLaren, que estabeleceu com Daniel Ricciardo a 11ª marca e Lando Norris com apenas o 13º tempo desta manhã.

E quem também que não teve uma boa manhã foi a Haas, já que o carro de Kevin Magnussen teve um problema hidráulico, que lhe causou a perda de toda a sessão matutina, já que precisou trocar o radiador do seu VF-22. Do outro lado da garagem Mick Schumacher não conseguiu ir além da última posição da tabela de tempos entre os que treinaram, o que pode começar a surgir um alerta na cabine de controle da equipe.

Não houve nenhum incidente grave na sessão, porém ela precisou ser paralisada para a limpeza de detritos na pista depois que Norris acertou uma placa de sinalização da pista que se partiu em pedaços, que precisaram ser removidos.

Logo mais teremos a segunda sessão livre de hoje e nesta podemos ter mudança na ordem de forças, bem como melhora nos tempos, já que seu horário será no mesmo período que ocorre a corrida, o que pode fazer com que os pilotos entrem com mais gana na pista, afim de já projetar seus desempenhos na qualificação de amanhã, que também ocorre no mesmo horário.

Divulgação Formula 1


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
f1isback
saudiarabiangp
saudiarabiagp
charlesleclerc
ferrari
f175
f1-75