A situação foi estranha e havia a dúvida de que o motor do carro tinha algum problema grave, afinal a Red Bull Racing estava abrindo mão de uma possível primeira fila do atual campeão mundial.
He was on-course for an unbelievable lap ????
— Formula 1 (@F1) October 1, 2022
Max was unable to fight for pole in Singapore, after being called into the pits to ensure he had enough fuel for a sample after qualifying#SingaporeGP #F1 pic.twitter.com/lUdIsiu5HJ
Pouco tempo depois o chefe de equipe de Verstappen veio a público explicar a situação, que para o espanto de todos, houve uma falha de cálculos por parte da equipe e o holandês poderia ter uma pane seca na volta de retorno aos boxes.
E pior: estar sem combustível para que a FIA fizesse a verificação obrigatória que ocorre sempre após as qualificações e com isto ser punido e jogado para o final do grid.
“É incrivelmente frustrante. Fiquei sabendo depois que tinha a ver com o combustível e que íamos ficar sem combustível. Eu posso cometer erros e a equipe pode cometer erros, mas é importante sermos críticos uns com os outros, porque estas coisas não deviam acontecer e é como já disse, incrivelmente frustrante”, disse Verstappen logo depois da qualificação.
Segundo a equipe foi feito o cálculo de combustível para cinco voltas, porém a pista melhorou rapidamente e Max conseguiu dar uma volta a mais, causando todo este embroglio.
Verstappen terá que lutar para garantir o bi amanha. Divulgação Red Bull Racing
Como efeito direto, Verstappen viu suas chances de liquidar a fatura do campeonato de pilotos neste final de semana, uma vez que além de vencer e fazer a volta mais rápida, uma grande combinação de resultados devem acontecer para ele levante a taça de campeão, algo que está mais difícil agora, sobretudo porque Charles Leclerc da Ferrari e seu companheiro de equipe Sergio Perez partem da primeira fila do grid.
Seja como for, o resultado surte apenas o efeito de adiar o título, já que sua margem de pontos lhe dá conforto na frente do pelotão.
Compartilhe esse post: