FORMULA 1 - MAIS DO MESMO NO TL2 PARA O GP DO JAPÃO


Tal como aconteceu na sessão da manhã japonesa em Suzuka, o segundo treino livre para a corrida de domingo do GP do Japão foi uma atividade encharcada, sem muita ação e novamente com muito pouco a ser falado.


Parece preguiça deste que vos escreve, pois falei pouco no texto sobre o TL1 e realmente não há muito para ser dito em relação à segunda atividade de pista neste maravilhoso circuito japonês, pois nas condições de pista molhada como a atividade ocorreu, não houve nada que realmente chamou a atenção, uma vez que os riscos não foram corridos e sendo assim, nenhuma emoção foi vista.

Mas, vamos falar do pouco que foi visto...

Antes mesmo da sessão iniciar havia uma incerteza, pois estava previsto que o treino durasse meia hora a mais para que fossem realizados testes de pneus pela Pirelli - o tempo de pista foi mantido em 90 minutos, porém os testes não ocorreram, uma vez que novamente apenas compostos de chuva e intermediários foram utilizados pelos pilotos.

A Pirelli levou para o Japão alguns pneus que serão utilizados na próxima temporada, porém como as condições de pista inviabilizaram o uso dos pneus slicks, o teste com as futuras borrachas da categoria foi forçadamente cancelado.

Mick Schumacher. Divulgação

A atividade começou com apenas 19 carros habilitados a ir para a pista, uma vez que a Haas não conseguiu aprontar o monoposto de Mick Schumacher, que bateu quando retornava aos boxes após o TL1 ter encerrado – a equipe detectou que será preciso trocar o chassis do VF-22 do alemão, algo que não foi conseguido a tempo pelos mecânicos da equipe.

Nesta sessão diversas saídas de pista foram registradas e desta vez, mesmo depois do cronômetro zerado nenhum incidente de maior gravidade aconteceu.

Charles Leclerc da Ferrari em um dado momento da sessão por pouco não acertou as barreiras de proteção, não sendo esta sua única saída de pista. O piloto monegasco relatou a equipe grande dificuldade em conduzir seu F1-75 devido ao alto grau de vibrações que seu carro apresentou, sendo inclusive este um dos motivos de suas escapadas segundo o piloto.

Mais uma vez vimos os tempos por volta estarem acima da casa dos 1m4s, sendo a melhor volta da sessão marcada por George Russell da Mercedes com o tempo de 1m41s935, valendo anotar que na sessão anterior o jovem britânico da equipe alemã ficou com a antepenúltima marca da tabela de tempos.

Seu companheiro de equipe Lewis Hamilton marcou o segundo tempo, ficando a 0s235 da ponta, com o top 3 sendo completado por Max Verstappen da Red Bull Racing, mas já a mais 0s8 mais lento.

Max Verstappen. Divulgação

Sérgio Perez (Red Bull Racing) que havia encerrado a primeira sessão com décimo tempo, desta vez ficou com o quarto melhor registro e Kevin Magnussen da Haas repetiu a dose do TL1 e fechou a sessão no top 5.

Em suma, quando se fala de Fórmula 1 logo vem a cabeça carros andando em altíssima velocidade e pilotos superando todos os limites, algo que passou muito longe desta segunda atividade de pista para o GP do Japão, mesmo levando-se em consideração que o treino durou meia hora a mais.

Ou seja, se as condições climáticas não melhorarem, teremos em Suzuka uma repetição do que foi visto em Singapura, com a única diferença que neste final de semana a prova não ocorrerá numa pista de rua.

Classificação do TL2. Divulgação


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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