Sabendo que Max Verstappen (Red Bull Racing), Charles Leclerc (Ferrari), Lando Norris (McLaren), Estefan Ocon (Alpine) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo) vão largar lá de trás do grid devido a trocas de partes de unidades de potência e câmbios, estes utilizaram o treino classificatório apenas para afinar seus carros para a corrida, pois mesmo que fizessem o melhor tempo, não largariam da ponta.
Porém, foram com força total pra cima, vale anotar.
SEM NOVIDADES NO Q1
Ao final da primeira parte da qualificação, praticamente não houve grandes surpresas, onde Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Kevin Magnusen (Haas), Nicholas Latifi (Williams) e Sebastian Vettel (Aston Martin) foram eliminados.
Vale lembrar que Bottas tem um final de semana pra esquecer, com problemas desde as primeiras atividades em Spa-Francorchamps, sendo esta a primeira vez no ano que fica fora da qualificação ainda no Q1 - a última vez que havia acontecido isto com o finlandês foi em Mônaco no ano de 2015. Outra anotação que vale ser feita é para as passagens para o Q2 de Mick Schumacher (Haas) e Alexander Albon (Williams), respectivamente encerrando a primeira parte da atividade em oitavo e sexto.
Q2 TAMBÉM SEM NOVIDADES
Os ponteiros da categoria foram os ponteiros do Q2, o que era de se esperar, pois além terem carros pra isto, mostra força e dentro dos jogos mentais que são muito usados na categoria, faz com que a pressão vá para a garagem adversária. Ao final do desta fase da qualificação ficaram de fora Schumacher, Lance Stroll (Aston Martin), Zhou, Pierre Gasly (AlphaTauri) e Daniel Ricciardo (McLaren). O ponto positivo do Q2 foi ver Albon seguir para o Q3, o que vai lhe garantir uma ótima posição de largada, já que quatro pilotos que também foram para o Q3, vão largar do fundo do grid.
Q3: A DEFINIÇÃO DAS DUAS PONTAS DO GRID DE LARGADA
Logo nas primeiras voltas, mesmo não valendo a pole position, Verstappen fez uma volta espetacular em 1m43s665, tempo que ninguém bateu até o final da sessão. Sainz, este sim que tinha condições de fazer a pole era o segundo e em sua volta final recebeu ajuda de Leclerc, que fez um pouco de vácuo pra ele, porém errou em parte do circuito, mas como já tinha uma boa volta, manteve a segunda colocação, que valeu sua segunda pole position na categoria.
Perez, que poderia brigar pela primeira posição do grid, também não fez uma boa volta ao final da sessão, o que lhe garantiu o segundo lugar no grid de largada de amanhã. Leclerc que tinha como preocupação ficar o mais a frente possível devido as punições que iria sofrer, marcou um bom tempo em sua primeira tentativa e abriu mão da disputa nas minutos finais, com isso Leclerc entrou na pista novamente apenas para tentar ajudar seu companheiro de equipe.
Esteban Ocon fez um belo treino e marcou o quinto melhor tempo, entretanto com a punição o francês largará apenas na décima sétima posição, bom para seu companheiro de equipe o espanhol Fernando Alonso que mesmo com o sexto melhor tempo largará abrindo a 2 segunda fila do grid.
A grande decepção do qualy foram as Mercedes, após uma sequência de bons resultados incluindo a pole de Russel no último GP na Hungria. As Mercedes ficaram apenas com a sétima e oitava posição, porém nem tudo está perdido, uma vez que após o reposicionamento Hamilton fecha a segunda fila com Ruasel em quinto vindo logo atrás.
Mais uma vez a Willians figura no Q3 óbvio que seria com Alex Albon. Saindo de sexto colocado, está é a melhor posição de largada do Tailandês no ano.

Divulgação
Após a rearrumação, o grid ficou assim
1° Saindo
2° Perez
3° Alonso
4° Hamilton
5° Russel
6° Albon
7° Ricciardo
8° Gasly
9° Stroll
10° Vettel
11° Latifi
12° Magnussen
13° Tsunoda
14° Bottas
15° Verstappen
16° Leclerc
17° Ocon
18° Norris
19° Zhou
20° Schumacher
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