FÓRMULA 1 - NA BELA BAKU, CATEGORIA ESTRÉIA NOVO FORMATO


Depois de uma pausa de quase um mês, finalmente a Fórmula 1 volta acelerar neste fim de semana no circuito de rua em Baku, onde acontecerá a primeira Sprint da temporada de 2023 com um novo formato.


Os pilotos se preparam para o GP do Azerbaijão, no circuito de rua de Baku, que terá mudanças relevantes neste fim de semana. Isso porque a F1 finalmente confirmou, nesta terça-feira (25), o novo formato dos finais de semanas com corrida sprint: uma classificação exclusiva para a prova curta, tornando o evento independente da etapa principal, que vai ter uma definição de grid no formato tradicional.

Na sexta-feira, acontecerá o único treino livre, a classificação da corrida de domingo será no mesmo dia. No sábado, o treino livre 2 foi substituído pela classificação da sprint, que em formato reduzido da classificação tradicional. O horário é uma hora mais cedo do que da atividade anteriormente prevista. A largada para as 17 voltas da sprint acontece às 10h. No domingo, o horário do GP foi mantido.

Mesmo com o formato diferente, as Red Bull seguem como favoritas. Assim, as retas longas de Baku devem favorecer o carro do líder do campeonato Max Verstappen e do vice-líder Sergio Perez, já que ele gera menos resistência ao ar naturalmente e atinge velocidades máximas altas sem precisar de asas muito pequenas.

O circuito de Baku

O circuito urbano de Baku tem uma distância de 6.003km com 51 voltas previstas para o GP de domingo. Seu recorde em corrida é de 1min43s009 (Charles Leclerc, Ferrari, 2019).

DRS - 2 zonas

Detecção zona 1: antes da curva 2

Ativação zona 1: entre as curvas 2 e 3

Detecção zona 2: curva 20 (meio da reta)

Ativação zona 2: reta principal.

Divulgação

Características e curiosidades da pista

O GP do Azerbaijão virou sinônimo de ultrapassagens: nas quatro primeiras edições do evento, o menor número de manobras foi 42, o que fica acima das médias das temporadas de 2016 para cá. E, em 2017 e 2018, foi a prova com o maior número de trocas de posição do campeonato. No entanto, em 2022, quando a média de manobras subiu, Baku teve apenas 23 trocas de posição

Falando de Baku, é ter resultados imprevisíveis, como o pódio de Lance Stroll em 2017 ou de Vettel na Aston Martin e Gasly de AlphaTauri em 2021. E Sergio Perez pode ser considerado um especialista em Baku: foram quatro pódios em seis corridas disputadas.

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Baku é provavelmente a melhor pista de rua da história da F1, o desafio de engenharia para o circuito da linda cidade de Baku é ter velocidade em linha reta e ao mesmo tempo aderência em curvas de baixa. Os níveis de downforce só são mais altos que Monza, mas Baku não possui curvas de alta velocidade para energizar os pneus. Então o problema é tirar todo o downforce possível do carro e mesmo assim garantir que os pneus consigam trabalhar na sua janela de operação. E com os novos carros com efeito solo esse desafio pode ser ainda maior.

A curva mais complicada é a 15. É uma curva tem uma aproximação estreita e em descida e o piloto precisa usar toda a pista disponível na entrada para ser rápido.

Como acompanhar o GP do Azerbaijão

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Brenda Marassati

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Brenda Marassati

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