FÓRMULA 1 - NORRIS NO TOPO DA TABELA DE TEMPOS NO PRIMEIRO DIA DE TESTES


O piloto britânico da McLaren Lando Norris cravou hoje o melhor tempo do primeiro dia de testes desta pré-temporada de novos carros e novos tempos para a Fórmula 1.


Norris que deu 103 voltas durante todo o dia e estabeleceu o tempo de 1m19s568 no período da tarde calçado com pneus C4, macios, esteve no top 3 durante todo o dia de atividades na pista catalã de Barcelona, orbitando pela manhã no terceiro posto.

Sua luta particular se deu com o F1-75 da Ferrari, que pela manhã esteve nas mãos de Charles Leclerc, o mais rápido do período com 80 volta completadas e a tarde com Carlos Sainz, que deu 73 e encerrou o dia com o terceiro melhor, atrás apenas de Norris e do seu companheiro de equipe.

Carlos Sainz. Reprodução

O top 5 foi completado pela Mercedes, que só rodou com pneus médios, onde pela manhã o W13 esteve nas mãos do estreante George Russell, que cravou o quarto melhor tempo com 77 voltas e tarde sob os comandos de Lewis Hamilton, que deu 50 voltas e fez a quinta marca.

Curiosamente, quantidade de voltas que Russell realizou hoje é exatamente o número que o ex-dono do seu cockpit utiliza: 77.

Sebastian Vettel da Aston Martin esteve nos comandos do AMR22 durante a manhã e marcou o sexto tempo com pneus C3 (médios), ao passo que Lance Stroll assumiu o cockpit a tarde e fez apenas o 13º tempo, porém rodou apenas com pneus do tipo C2, duros, o que demonstra uma diferença no programa dos dois pilotos.

Lance Stroll. Reprodução

O japonês Yuki Tsunoda da AlphaTauri fez o sétimo melhor tempo (121 voltas, C3), seguido de Fernando Alonso da Alpine (127 voltas, C2) e Max Verstappen da Red Bull Racing (147 voltas, C2), onde este último foi o piloto que mais voltas fez durante todo o dia.

Fechando o top 10 quem apareceu foi Valtteri Bottas, que estreia este ano na Alfa Romeo e tal como aconteceu pela manhã com Robert Kubica, o novo C42 perdeu um bom tempo nos boxes, com o finlandês dando apenas 23 voltas no período da tarde, ao passo que o polonês do time italiano não foi além dos nove giros na pista espanhola.

Alex Albon. Reprodução

O dia ainda contou com Alexander Albon, de retorno a Fórmula 1 com a Williams, que deu 66 voltas com pneus médios e fez o 11º tempo. Com o 12º tempo veio Mick Schumacher da Haas, mantendo a hegemonia sobre seu companheiro de equipe Nikita Mazepin, que marcou o 16º tempo, melhor apenas do que Kubica, que praticamente não andou, porém atrás também de Nicholas Latifi da Williams, que tal como Albon deu 66 voltas e ficou com a 14ª marca do dia.

RESUMO DA ÓPERA

Verstappen e a Red Bull Racing deixaram claro que o programa de hoje era acumular voltas, tanto que percorreu ao longo do dia o equivalente a 2,23 GPs da Espanha realizado nesta mesma pista, fazendo uso apenas de compostos duros, o que ressalta que a preocupação do dia não era estabelecer tempos, mas sim quilometragem.

Mas, se olharmos para a Ferrari que deu seis voltas a mais que Verstappen, o time italiano além de acumular quilometragem, também levou seu carro ao limite da pista, já que foram os segundos mais rápidos do dia e sendo assim, provavelmente conseguiram realizar todas as medições que programaram para o dia, tendo quilometragem e velocidade num mesmo pacote.

Na contramão destes dois times temos a Alfa Romeo e a Haas, sendo que a primeira deu apenas 32 voltas e a segunda 43, onde vale ressaltar que ambos os times são empurrados por unidades de potência da Ferrari, o que pode dar um sinal de alerta no que diz respeito ao projeto dos carros, sobretudo o cofre do motor que pode estar fazendo a unidade aquecer mais do que no carro vermelho (algo similar ao que aconteceu com a McLaren no seu primeiro ano de parceria com a Honda) – isto é apenas especulação, já que falta que confiabilidade do motor seguramente não é, pois do contrário, a Ferrari não teria acumulado 153 giros ao logo do dia.

George Russell. Repodução

No mais, o que foi visto está dentro da métrica apresentada nos treinos de pré-temporada, com a Mercedes nunca indo com cede ao pote, bem como os demais times tentando mostrar serviço e fazendo se parecer como uma ameaça aos grandes.

PROGNÓSTICO DE TRABALHOS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Hoje o dia foi completamente ensolarado em Barcelona, Espanha, onde amanhã no período da tarde a pista pode receber a presença de nuvens e com isto, permitir que os times trabalhem com o piso um pouco mais frio.

Para sexta-feira, ultimo dia de atividades na pista catalã, é esperado que haja chuva, onde a intensidade pode inclusive impedir que haja atividades no circuito.

Em suma, um dia muito bom para os times, pois mesmo aqueles que tiveram problemas, a seu modo, conseguiram fazer voltas rápidas e de alguma maneira entender o funcionamento do desenho do carro, a parte mais importante desta nova fase da categoria.


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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